REVISTA DE IMPRENSA DA REGIÃO CENTRO

Vereadores sem direito a viatura e motorista fixos e o encerramento do Museu da Figueira da Foz ao domingo são medidas com as quais a autarquia quer reduzir a despesa corrente, noticia hoje o Diário As Beiras.

O jornal afirma, por outro lado, que a desinstitucionalização dos doentes psiquiátricos "é paradigma correcto, mas não há possibilidade de o concretizar no momento", nem nos próximos anos, segundo o psiquiatra Reis Marques.

Assim, o médico considera que é "prematuro" encerrar hospitais psiquiátricos em Portugal, como defende o ministro da Saúde, Correia de Campos.

O Diário de Coimbra (DC), por seu turno, alude em manchete aos processos disciplinares em curso no Estabelecimento Prisional de Coimbra contra funcionários na sequência da evasão de seis reclusos este ano, um em Março e cinco em Junho, sempre com a cumplicidade de homens armados no exterior.

O DC destaca também a avaria do barco "Basófias" quando navegava no rio Mondego com 50 pessoas a bordo, as quais foram retiradas da embarcação turística pelos Bombeiros Sapadores de Coimbra.

O Diário de Leiria (DL) dá grande relevo à "Missa da Esperança", realizada em Fátima, em que Maria Bethânia, Joanna, Kátia Guerreiro, Marco Paulo e o padre António Maria cantaram temas dedicados a Nossa Senhora, perante cerca de 80 mil pessoas.

O DL afirma que o União de Leiria foi derrotado pelo Sporting por 2-1, em jogo da Liga de Futebol, no Estádio Alvalade XXI, onde o árbitro acabou ser a "figura principal", ao recusar validar "um golo claríssimo" dos visitantes.

Em Aveiro, segundo o Jornal de Notícias (JN), uma passagem superior da REFER, sobre a Linha do Norte, não dispõe de conduta para águas pluviais e transforma-se numa "piscina" quando chove.

Segundo a edição Centro do JN, está a ser construída em Sernacelhe uma fábrica que assegura produção, transformação e comercialização de castanhas, criando meia centena de postos de trabalho.

"Maternidades da Beira Interior não fecham até ao final do ano", refere em manchete o Público-Centro.

O diário afirma que ambientalista da Região Centro estão "preocupados com qualidade da água" e que Coimbra "tem mais arte contemporânea para apreciar".
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt