CÂMARA MUNICIPAL COM NOVOS INQUILINOS

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro tem novos inquilinos. Mário João, eleito pelo PSD, tomou posse como novo presidente da câmara e prometeu “honrar o património legado e fazer uma mudança tranquila, com as devidas reformas necessárias à prestação de melhores serviços”, enquanto que Dias Cardoso, eleito presidente da Assembleia Municipal, assegurou que “a assembleia terá uma postura construtiva e de leal cooperação com a câmara municipal”.

Esquecimento de querelas pessoais

Mário João apelou ao esquecimento de algumas querelas pessoais, que porventura possam existir. “É tempo de nos unirmos para enfrentarmos novos desafios. Precisamos de aprender a usufruir de tudo o que temos de bom. Construir e melhorar outras áreas. Acreditar que somos capazes de fazer cada vez mais e melhor, uma vez que o futuro do concelho depende de todos e de cada um de nós”.

Mário João Oliveira garantiu ainda que ouvirá sempre todas as pessoas e que tomará as decisões que, em consciência, considerar serem as melhores para o concelho. Será sempre este o princípio que me norteará”, disse o novo presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

O autarca solicitou a todos os eleitos, que iniciam agora funções, “humildade, dedicação e a responsabilidade que todos os dias exijo a mim próprio”.

Disse contar com todos os presidente das juntas de freguesia (quatro CDS/PP e dois PSD) para desenvolver uma cooperação estratégica que permita o desenvolvimento sustentado do concelho.

“Independentemente das listas que integrámos, hoje somos cidadãos disponíveis para servir”, reforçou Mário João Oliveira que conquistou a câmara depois de 16 anos de poder CDS/PP.

Leal cooperação

Dias Cardoso (PSD) - o novo presidente da Assembleia Municipal (AM), eleito pelo povo e ratificado pelos membros da AM com 15 votos a favor, 1 contra e 10 em branco - assegurou que o plenário que vai dirigir, “terá uma postura construtiva e de leal cooperação com a câmara municipal”.

“Todos estamos empenhados no sucesso da câmara, pois pretendemos um concelho mais moderno e atraente, um espaço onde valha a pena viver”, afirmou Dias Cardoso que recordou Victor Rosa, o presidente da AM cessante: “o empenho com que serviu neste cargo e o esforço com que procurou dignificar a AM merecem o nosso respeito e fazem dele, reconhecidamente, um dos homens bons do nosso concelho”.

Relativamente ao presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Acílio Gala, Dias Cardoso sublinhou que “as divergências que mantivemos durante cerca de 20 anos e que permanecem, hoje como ontem, não impedem de acentuar aquilo em que sempre o admirámos: a grande capacidade de trabalho, liderança, determinação e coragem, qualidades essenciais para qualquer gestor e, em particular, para um presidente de câmara”.

Trabalhar em equipa

De seguida, Dias Cardoso dirigiu algumas palavras para Mário João, recém-empossado, que “tem sido um homem de sucesso, sucesso que conquistou a pulso”, pois “reúne um conjunto de atributos que prezamos: é trabalhador, organizado, sereno, com ideias arrumadas. Tem um discurso não demagógico, claro e directo. Sabe o que quer. Sabe trabalhar em equipa”, reforçou Dias Cardoso. Mas, “daqui para diante, terá de enfrentar uma nova situação, pois passará a ter vida pública. Vai estar exposto e ter de realizar obra útil para o concelho, gerindo sensibilidades e oposições”. Assim como, “vai ter que enfrentar uma situação de relativa penúria de recursos. Mas essa é a prova de fogo de quem governa: gerir recursos escassos”.

Dias Cardoso assegurou ainda que a AM terá uma postura construtiva e de leal cooperação com a câmara municipal.

“O perfil profissional e cívico dos deputados municipais eleitos são disso a melhor garantia. Todos estamos empenhos no sucesso da câmara municipal, porque estamos empenhados no sucesso do concelho que queremos mais modernos e atraente, um espaço onde valha a pena viver”, acrescentou o novo presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Bairro.

Aplicar as capacidades

Dirigindo-se aos novos deputados, Dias Cardoso afirmou que são relativamente jovens, mas “têm invejáveis carreiras profissionais, assentes em formações académicas que serão extremamente úteis para esta Assembleia. Aplicar as vossas capacidades ao estudo e acompanhamento atento da vida municipal e das nossas freguesias é, pois, o desafio que a todos se coloca”. Aliás, “a meu ver, o estudo profundo dos dossiers é mesmo o melhor antídoto contra a tentação da oratório inflamada, quantas vezes, geradora de ataques pessoais que afectam gravemente a imagem da Assembleia Municipal, que deve ser um espaço de liberdade e verdade, mas também de respeito mútuo”.

Salientou ainda que “o estudo aturado dos problemas permite ainda que Assembleia ganhe alguma autonomia perante a câmara municipal e as intervenções dos deputados não se limitem a fazer perguntas ao presidente da câmara, que deste modo, se transforma, indevidamente, na figura central da Assembleia”.

“Está pois, nas nossas mãos, conseguir uma maior separação de poderes, como mandam as boas regras democráticas”, até porque “o pluralismo existente neste assembleia constituiu uma mais valia para o concelho”, reforçou o autarca.

“De consciência tranquila”

Victor Rosa, na hora da despedida, disse penitenciar-se pelas faltas que tenha cometido ao longo dos oito anos. “Os que me conhecem sabem que sou sincero e que estive como presidente da Assembleia pelo espírito de ordem cívica”, afirmou o autarca cessante.

Victor Rosa, em jeito de balanço, explicou ter sido efectuado um trabalho bastante positivo, dirigindo uma palavra de apreço ao presidente cessante Acílio Gala que esteve 16 anos à frente do concelho.

Felicitou ainda os novos autarcas, desejando que o concelho continue no progresso e na modernidade, garantindo ainda que ia sair de bem com todos e com a consciência tranquila.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt

Vozes

Gladys del Cármen, PSD,

“Começo por felicitar o povo do concelho de Oliveira do Bairro que elegeu o PSD como a maior força política concelhia e pela forma ordeira como participou”. “Acabámos as centelhas das eleições e agora pretendemos dar dignidade a esta Assembleia Municipal que é um espaço que serve para debater ideias e para fomentar o diálogo construtivo”.

Jorge Mendonça, CDS/PP

“Aceitámos honradamente e sem recentimentos o resultado eleitoral. O desempenho como papel opositor, será feito da melhor forma. Criticaremos construtivamente e aprovaremos todas as propostas que visem a melhoria do concelho. Tudo faremos para que se tenham atitudes ofensivas, uma vez que a política não é um esgoto onde vale tudo”.

Henrique Tomás, PS

“Estamos disponíveis para dignificar a Assembleia Municipal e a nova mesa foi eleita com toda a legitimidade, por isso, pensamos que irá conduzir os trabalhos da melhor forma. Na oposição, estaremos disponíveis para aprovar aquilo que for melhor para o concelho. O PS está convicto das suas responsabilidades”.

Mesa Municipal

A Mesa da Assembleia Municipal, depois de ter sido eleita com 15 votos a favor, 1 contra e 10 em branco, ficou constituída da seguinte forma: Presidente, António Dias Cardoso, secretários Gilberto Martins Rosa e Maria Inês Pato.

Executivo

O novo executivo fica formado por: Mário João Oliveira (presidente), Joaquim Manuel, António Mota e Laura Pires (vereadores do PSD) e Leontina Novo, Manuel Silvestre e Acácio Albuquerque (vereadores do CDS/PP).


Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt