ESCOLA COMEMORA DIA INTERNACIONAL DA BIBLIOTECA ESCOLAR

As Escolas Secundária de Oliveira do Bairro e EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo de Oliveira do Bairro comemoraram, no passado dia 24 de Outubro, o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.

No dia 24 de Outubro as Bibliotecas da Escola Secundária e da Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo desenvolveram um trabalho conjunto para comemorar o Dia Internacional da Biblioteca Escolar.

As actividades desenvolvidas entre as duas escolas prolongaram-se por toda a manhã do dia 24 de Outubro.

À Biblioteca da Escola EB 2,3 Dr. Acácio Azevedo, deslocou-se uma turma do 11º ano do Curso Tecnológico de Acção Social da Escola Secundária para realizar a actividade “Caça ao tesouro”, com o 8º C.

Este jogo tinha como objectivo fundamental levar os alunos à descoberta da biblioteca (dos tesouros aí escondidos).

Todos os alunos estiveram animados e bastante empenhados na realização deste jogo. No final, os vencedores receberam bombons, que distribuíram por todos os colegas. Foi um momento de partilha agradável entre ambas as turmas. A turma visitante recebeu também um pequeno bloco de notas, feito pelos alunos, alusivo à data.

Para a Escola Secundária, dirigiu-se o 7º A da Escola Dr. Acácio de Azevedo e tinha à sua espera, no Anfiteatro, o 8º B e duas turmas da Escola do 1º ciclo de Oliveira do Bairro.

Feitas as devidas saudações e apresentações, os alunos do 7º A subiram ao palco para dar início às actividades do Dia Internacional da Biblioteca Escolar. Antes de fazerem a leitura dramatizada do texto “O Guardião da Pasta”, da sua autoria, um dos alunos fez uma breve apresentação do seu trabalho e distribuiu fotocópias pelo público. As palmas que receberam encheram-nos de satisfação.

Seguiu-se a representação de uma adaptação da peça “O Sujeito”, de Maurício, pela turma anfitriã. A actuação primorosa desta turma levou o público à estrondosa gargalhada e ao agradecimento final com uma grande ovação.

Finalmente, a grande surpresa da manhã: o Contador de histórias.

O público não tirava os olhos daquele contador de histórias que lhe trouxera, com muita imaginação e boa representação, uma adaptação do conto “O cavalinho das sete cores do arco-íris” de Teófilo Braga. À medida que as personagens iam surgindo, ao longo da história, (que mais longa se tornaria, se para isso houvesse tempo), o professor e actor António Morais ia chamando ao palco os alunos que estavam dispostos a fazer de conde Florival, de espião, de guardas das masmorras do castelo, de cavalo ou de linda princesa. Os voluntários, timidamente no início mas muito participativos, assim que entraram na brincadeira, deram à história uma crescente vivacidade.

Foi com muita pena dos alunos, que, entusiasticamente, ouviram e participaram na história, e também - por que não dizê-lo! - dos professores e funcionários que a ela assistiram, que o tempo teimosamente lembrava que a história tinha de acabar.

Deu-se, então, por terminado este pequeno encontro entre duas escolas, (que promete repetir-se muito em breve), com a distribuição de marcadores alusivos à data e duas pequenas histórias de António Torrado, em forma de folheto.

O autocarro que a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro pusera à disposição deste evento já esperava os alunos da Escola EB 2,3 Dr. Acácio de Azevedo, quando disseram o último adeus aos colegas da Escola Secundária.

“Acreditamos que os nossos alunos guardarão estas pequenas recordações na memória, sobretudo quando entrarem na Biblioteca da Escola. Este é um dos objectivos das responsáveis pelas duas bibliotecas escolares e é neste intuito que tentam desenvolver um trabalho conjunto” afirmam os responsáveis por esta iniciativa.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt