O presidente da República, Jorge Sampaio, inaugura, hoje, numa iniciativa algo inédita, um conjunto de quatro obras, em Oliveira do Bairro, avaliadas em quase cinco milhões de euros.
Acílio Gala, que deixa de exercer funções de presidente da Câmara a partir de amanhã, diz que "a visita do presidente da República representa o cumprimento da prestação do serviço público".
A Escola Básica Integrada de Oiã, que ocupa dois hectares de área e custou mais de três milhões de euros, é a primeira obra a ser inaugurada. É um estabelecimento de ensino que, segundo Acílio Gala, tem agora boas condições para professores e alunos. O edifício inclui, ainda, uma escola de multideficiência, destinada a alunos com deficiência mental considerada muito grave. Essas crianças estão inseridas no estabelecimento de ensino, embora não permaneçam a tempo inteiro nas salas de aula.
"A Escola Básica de Oiã é a primeira aldeia global escolar do concelho. Tem todos os requisitos para as crianças permanecerem na escola desde as 7.30 até às 18.30 horas", afirma Acílio Gala, sublinhando que foi feita de acordo com um plano para quatro anos, tendo dado os primeiros passos em 2001.
Já o Pólo de Leitura, no Troviscal, que custou 210 mil euros, é uma infra-estrutura que surge de acordo com uma estratégia definida de criação de uma rede de leitura nas freguesias, em edifícios modernos e com equipamentos informáticos que prevêem a ligação à biblioteca municipal. É um local em que se pode ler, ouvir música ou, simplesmente, requisitar livros.
Os custos do Museu de Etnomúsica da Bairrada, que fica mesmo ao lado, ascendem aos 550 mil euros e é uma obra que nasce de um projecto denominado Centro Cultural do Troviscal, que já tem a funcionar a Escola de Artes da Bairrada, com uma valência de música com paralelismo pedagógico.
No Museu de Etnomúsica estão representadas mais de 30 associações musicais da Bairrada ligadas. As colectividades disponibilizaram instrumentos e outros objectos relacionados com a música que, a partir de agora, podem ser ali vistos.
Universalismo
O monumento ao Universalismo Português, em forma de onda, é considerada a obra mais ousada, para Acílio Gala, que diz que, para a erguer, enfrentou "ventos e marés".
Custou 1,2 milhões de euros, e explica que se complementa com o Padrão dos Descobrimentos (Lisboa), que tem a configuração de uma nau que sulca o mar.
Programa
10.20 horas
Chegada a Oiã e inauguração da Escola Básica Integrada, descerramento de uma placa, bênção das instalações e visita às instalações.
11.10 horas Chegada ao Troviscal e inauguração do Pólo de Leitura, descerramento de uma placa, bênção e visita às instalações. Há ainda a entrega do prémio "Arca dos Contos" à Escola do 1º CEB do Troviscal. É inaugurado o Museu de Etnomúsica da Bairrada e apresentado o programa museológico.
12.25 horas
Chegada a Oliveira do Bairro, inauguração do monumento ao Universalismo Português e descerramento de uma placa alusiva.
12.45 horas
É, finalmente, realizada uma sessão solene de apresentação de cumprimentos, pelo presidente da Câmara. Segue-se uma alocução, de Adriano Moreira, sobre o Universalismo Português, e o encerramento da sessão ficará a cargo do presidente da República, Jorge Sampaio. Diário de Aveiro |
|
|
|