REVISTA DE IMPRENSA DA REGIÃO CENTRO

O mau tempo e os alertas da Protecção Civil para eventuais prejuízos e inundações dominam hoje as primeiras páginas dos dois diários que se publicam em Coimbra.

"Coimbra sem medo da chuva", destaca em manchete o Diário As Beiras, referindo que "a chuva chegou e, ao que parece, com vontade de fazer estragos".

"A Protecção Civil reconhece a existência de pontos preocupantes... mas garante que tudo está sob controlo", afirma ainda o jornal.

Ainda na capa do Diário As Beiras, lê-se que a Figueira da Foz "desconhece museu do cinema", uma proposta do economista José Poeta, que dispõe de um valioso espólio para o efeito, e que a Filarmónica dos Covões, em Cantanhede, "vai mostrar o seu espólio musical e cultural" em Paris, no início de Novembro.

"Chuva e ventos fortes alertam Protecção Civil", escreve o Diário de Coimbra (DC), avisando que os "estragos produzidos pelos fogos agravam risco de inundações".

O DC afirma que a Escola Universitária de Artes de Coimbra regista uma redução de alunos, propondo-se avançar com cursos livres em várias áreas "para ultrapassar a falta de procura".

Segundo o Diário de Leiria (DL), o presidente cessante da Câmara de Porto de Mós, o social-democrata José Ferreira, assumiu a derrota infligida, nas eleições autárquicas de domingo, por João Salgueiro, do PS, o qual "foi a Fátima a pé agradecer a vitória".

Em Leiria, Marinha Grande, Peniche, Bombarral e Nazaré, os novos executivos vão ter necessidade de "fazer coligações para governar" nos próximos quatro anos, refere o DL.

"Dezenas de rolas mortas na Barra", devido a um presumível envenenamento, é um dos títulos da capa do Diário de Aveiro.

O jornal noticia a ocorrência de dezenas de acidentes na estrada nacional 109, devido à chuva, que causaram dois feridos graves e um ligeiro.

"Sócrates inaugura troço da A25 entre Vouzela e Boaldeia", destaca o Diário de Viseu, indicando que o primeiro-ministro preside quarta-feira à cerimónia.

A GNR deteve um pastor suspeito de atear fogo, em Gouveia, "Mortágua prolonga vigilância florestal", de acordo com o mesmo diário.

O PS, que perdeu por um voto a presidência da Câmara Municipal de Manteigas, vai requerer a recontagem dos votos, afirma o Público- Centro.

Carlos Marta, reeleito para a presidência da Câmara de Tondela, "deixa liderança do PSD-Viseu", lê-se no caderno local do Público.

O novo presidente da Câmara de Aveiro, Élio Maia, do PSD, que derrotou o socialista Alberto Souto, garante numa entrevista, publicada hoje pelo Jornal de Notícias (JN), "tudo fazer para manter de pé o velho estádio Mário Duarte".

Em Coimbra, segundo a edição Centro do JN, agentes da PSP foram "recebidos a tiro no Bairro da Rosa" e uma avaria nos semáforos da cidade "deixa trânsito num caos".
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt