NATURAIS DE RECARDÃES REENCONTRAM-SE

Várias dezenas de pessoas, naturais de Recardães, mas residentes em vários lugares do país, reencontraram-se, no último sábado, num convívio, organizado pela Associação Cultural de Recardães (ACR).

A iniciativa, segundo Eleutério Santos, um dos directores da associação, pretendeu, em colaboração com outras instituições e colectividades da freguesia, reunir todos os Recardanenses que vivem foram da freguesia onde nasceram.

O primeiro convívio juntou, basicamente, pessoas residentes em Portugal, no entanto, a associação conseguiu até agora referenciar mais de 250 pessoas que “residem nos vários cantos do mundo”, destacando os Estados Unidos da América, Porto Rico e pelo menos uma dezenas de países europeus.

Este responsável afirmou ainda que “depois de razões e circunstâncias várias terem feito com que tantos filhos da terra se afastassem do ponto original, a associação pretende, a partir de agora, que uma força centrípeta os reúna em simultâneo uma vez por ano”.

Assim, “a ACR - com auxílio da página www.orfeaoderecardaes.com - vai continuar a procurar cidadãos naturais de Recardães que estejam espalhados por outros países para que em 2006 o convívio possa ter outras características e dimensões”.

Eleutério Santos lança ainda o repto para que todos os naturais de Recardães, que tenham contacto com a página que a associação disponibiliza na Internet, enviem uma fotografia para ser disponibilizada on-line.

Acrescente-se que um dos objectivos da associação passa pela publicação de uma monografia sobre o lugar de Recardães que já existia “muito antes D. Afonso Henriques, com comprovam documentos encontrados na Igreja Matriz do lugar”, sublinha Eleutério Santos.

Pedro Fontes da Costa
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt