MOSTRA FILATÉLICA NA MATA NACIONAL DO BUÇACO

Os Correios de Portugal vão lançar, no dia 19 de Agosto, uma emissão de quatro selos dedicados ao tema “Protecção da Natureza - Ambiente”.

O selo de 57 cêntimos representa a Mata Nacional do Buçaco, sendo esta a primeira vez que é editado um selo cujo motivo tem a ver com o Município da Mealhada.

Para assinalar o facto, a Câmara Municipal, a Direcção Geral dos Recursos Florestais, o Núcleo Filatélico e Numismático do Concelho da Mealhada, o Palace Hotel do Bussaco e a Junta de Turismo Luso-Buçaco, com o apoio da Direcção de Filatelia dos Correios e a Direcção Comercial da Região Centro dos CTT, organizam, no Palace Hotel do Bussaco, uma Mostra Filatélica nos dias 19, 20 e 21 de Agosto, com abertura programada para o próprio dia do lançamento da emissão, 19 de Agosto a partir das 11,30 horas, logo após a apresentação do selo e a aposição do primeiro carimbo, feito propositadamente para o efeito.

Também a Câmara da Mealhada faz a apresentação dum postal ilustrado relativo à Mata do Buçaco, postal coincidente com o tema do selo, o que, aliado ao próprio selo e ao carimbo, constitui um postal máximo triplo, que, em termos filatélicos, é uma raridade para coleccionadores por reunir na mesma peça os três elementos, seja o selo, o carimbo e o postal.

Esta sessão está marcada para as onze horas da manhã do mesmo dia e contará com a presença do Director Geral dos Correios, presidente da Junta de Turismo Luso Buçaco e presidente da Câmara da Mealhada, entre outras entidades.

Tendo por subtema “O encantamento da Floresta”, o selo representa a Mata e o Palace Hotel na plenitude da sua beleza, misticidade e encanto.

O Buçaco, espaço mais rico da Europa em termos de variedade dendrológica, é assim pela primeira vez referenciado em selo e “isso constitui simultaneamente o acontecimento filatélico mais importante que alguma vez se realizou no município” refere o seu presidente.

Espaço verde que juntamente com Sintra “caracteriza a riqueza dos nossos parques em serra aberta”, “o Buçaco espera um processo de candidatura a património da humanidade e a emissão deste selo poderá ser uma chamada de atenção sensibilizadora para a necessidade do empenhamento de todas as entidades com responsabilidades no assunto para a sua recuperação, tendo em vista a classificação pretendida”, defende Carlos Cabral, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt