ACCIONADOS PLANOS DE EMERGÊNCIA EM QUATRO DISTRITOS

Trinta e três incêndios estavam por circunscrever às 19:41 em 11 distritos do país, segundo o Serviço de Bombeiros e Protecção Civil, e em Aveiro, Leiria, Viseu e Vila Real tinham sido accionados os planos distritais de emergência.

Os fogos lavravam nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Vila Real e Viseu e estavam a ser combatidos por um total de 2.709 bombeiros, apoiados por 791 veículos e 21 aeronaves.

Apenas em Tomba Burros, concelho de Mesão Frio, distrito de Vila Real, as chamas foram dominadas pelos bombeiros.

Aveiro, Leiria, Porto e Viseu, com cinco incêndios cada, são os distritos com mais fogos, estando o maior número de bombeiros mobilizado para Valongo, no concelho de Leiria (Viseu), onde combatem as chamas 151 homens apoiados por 46 viaturas.

Seguem-se Penedo, também em Leiria, para onde foram deslocados 135 bombeiros e 35 veículos, e Janarde, no concelho de Arouca, distrito de Aveiro, onde lutam contra as chamas 127 homens com 39 viaturas.

De acordo com o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil (SNBPC), foram já retiradas algumas pessoas das localidades de Colmeias, Caranguejeira e Leão, no distrito de Leiria.

De assinalar ainda que, no distrito de Viseu, ardeu uma habitação em Pereiro e outra em Castro d+Aire, o mesmo sucedendo a duas casas em Arouca e duas fábricas em Travesso, no distrito de Aveiro.

às 19:41 a A1 estava cortada nos dois sentidos entre Pombal e Condeixa e a A14, que liga Coimbra à Figueira da Foz, está cortada entre o nó de Treixomil e os nós de Anfa.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt