21 INCÊNDIOS POR CIRCUNSCREVER ÀS 19:00 EM OITO DISTRITOS DO PAÍS

Vinte e quatro incêndios, 21 dos quais por circunscrever, lavravam às 19:00 de hoje nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Porto, Santarém, Vila Real e Viseu, anunciou o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil.

No combate às chamas, estão 1348 bombeiros, 436 viaturas e 22 meios aéreos, adianta o SNBP em comunicado.

O distrito de Aveiro é o que tem mais fogos activos, registando só no concelho de Arouca quatro incêndios por circunscrever, nas localidades da Várzea, Alvarenga, Farrapa e na Zona Industrial.

A lutar contra o fogo na Várzea estão 18 homens e sete veículos, em Alvarenga, estão 46 bombeiros e nove viaturas, em Farrapa estão 28 bombeiros e oito viaturas e na Zona Industrial encontram-se mais 18 bombeiros e seis viaturas.

Na localidade de Lomba, concelho de Santa Maria da Feira, 130 bombeiros, apoiados em 40 viaturas e seis meios aéreos, tentam extinguir o incêndio florestal, enquanto o fogo em Sernada, Albergaria- a-Velha, já foi circunscrito, encontrando-se no local 80 homens, 22 veículos e um meio aéreo.

Em Casal de Comba, Mealhada, o incêndio está a ser combatido por 25 bombeiros e oito viaturas e em Serradelo, Castelo de Paiva, por 35 homens e 11 viaturas.

O distrito do Porto regista seis incêndios, todos por circunscrever, nos concelhos da Maia, Penafiel, Valongo, Gondomar, Santo Tirso e Póvoa do Varzim.

Setenta e um bombeiros, apoiados em 21 viaturas e três meios aéreo, tentam dominar um incêndio em Campidouro, Gondomar, e 35 homens, 11 veículos e um meio aéreo combatem as chamas na Rua Dr.

Domingos Paiva, na Maia.

Um incêndio em Tapada, concelho de Penafiel, está a ser combatido por 53 homens e 18 viaturas, e outro na Rua Ferraria, em Valongo, por 33 homens e 11 veículos.

Outros incêndios em Monte Assunção, Santo Tirso, e no Lugar Cividade, na Póvoa de Varzim, estão a mobilizar, respectivamente, 58 homens e 14 viaturas e 52 bombeiros e 12 veículos.

Segundo o comunicado do SNBPC, lavram também três fogos no distrito de Braga, mas o de Priscos, onde se encontram 37 homens e 10 viaturas, já está dominado.

Por circunscrever, estão os incêndios na Senhora da Saúde, que está a mobilizar 38 bombeiros, 10 viaturas e um meio aéreo, e no Vale Amarelo, onde se encontram 111 bombeiros, 28 viaturas e três meios aéreos.

No distrito de Santarém, o incêndio em Águas Belas, concelho de Ferreira do Zêzere, já entrou em fase de rescaldo, encontrando-se no local 155 bombeiros e 44 veículos.

Por circunscrever, está um fogo em Mata de Minde, em Alcanena, que está a ser combatido por 121 bombeiros, 34 viaturas e dois meios aéreos.

Vinte e cinco bombeiros tentam extinguir um incêndio em Vala da Formiga, Penacova, distrito de Coimbra.

Dois fogos lavram no distrito de Leiria, nas localidades de Casal Cortiça, onde estão 64 bombeiros e 18 viaturas, e em Regadas, Castanheira de Pêra, onde se encontram 29 homens e sete viaturas.

Em Vila Real, 79 bombeiros, 23 viaturas e quatro meios aéreos lutam contra as chamas em Seara Velha, no concelho de Chaves.

O distrito de Viseu registava às 19:00 apenas um incêndio em Poça Velha, concelho de Cinfães, que está a ser combatido por 51 homens, 11 viaturas e um meio aéreo.

No comunicado, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil apela mais uma vez ao envolvimento de todos os cidadãos na prevenção de incêndios florestais que poderão deflagrar, tendo muitas vezes na sua origem comportamentos negligentes.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt