MINISTRO QUER USAR NET PARA MELHORAR FORMAÇÃO DOS MAIS VELHOS

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior quer pôr as pessoas mais velhas a aprender com as mais novas através da Internet, para melhorar a formação, aproveitando as estruturas do programa cidades digitais.

Falando na reunião de concertação do Programa Aveiro Digital, Mariano Gago não explicou, contudo como é que pretende que as cidades digitais sejam usadas para melhorar a formação da população activa, mas anunciou que esse deverá ser um dos novos indicadores de avaliação dos programas que pretende discutir com os responsáveis das cidades digitais, em reunião a realizar dentro de duas semanas.

O ministro salientou que a baixa escolaridade da população activa, "fruto de um passado de exclusão social", tem de ser superada e Portugal não pode esperar pelas novas gerações, tendo de chamar de regresso à aprendizagem a população activa.

"É preciso que os mais novos ajudem os mais velhos e tem sido o sector das tecnologias da informação e da comunicação que tem dado um sinal de esperança, juntando avós e netos na Internet", disse.

Para Mariano Gago, a rede de cidades digitais "pode criar motivação, que é o elemento fundamental para que as pessoas se interessem em voltar a aprender".

O ministro considerou que o programa de cidades digitais, lançado em 1998, deverá passar para um nível superior e relançar a ambição dos objectivos da modernização e da promoção social.

"Houve a simplificação de procedimentos administrativos, conseguiu-se juntar várias entidades, deu-se casa aos sonhos de muitas crianças de ter acesso ao computador e à Internet, mas o mais difícil está por fazer", declarou.

Explicando, Mariano Gago referiu que actualmente, sete anos depois do início do programa, mais de 70 por cento dos jovens que concluíram o ensino secundário usa a Internet. O problema está nos restantes, que são a maioria da população e que por falta de qualificações não a utiliza.

"Há que concentrar agora esforços na margem da população que não tem as qualificações escolares necessárias para uma sociedade desenvolvida", disse.

Paralelamente à segunda reunião de concertação do Programa Aveiro Digital decorre no Parque de Exposições de Aveiro uma exposição dos novos produtos e serviços criados pelos 72 Projectos Aveiro Digital.

O Programa Aveiro Digital 2003-2006, financiado pelo Programa Operacional para a Sociedade da Informação, abrange os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos.

Ao abrigo deste programa estão em funcionamento, com apoio de monitores, 11 espaços Internet municipais e 79 espaços Internet nas freguesias, além de um na Base Militar de São Jacinto, perfazendo um total de 395 computadores, 92 impressoras e 92 scanners.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt