ÍCARO ESTABELECE NOVO RECORDE

O Ícaro, veículo ecológico elaborado na UA, bateu o seu próprio recorde na sua participação em mais uma Eco-Maratona, desta feita realizada em Portugal, na cidade de Abrantes.

Apesar de ser considerado um carro pesado relativamente aos concorrentes, o recorde do veículo foi melhorado para 673 km/l, o que corresponde a 0.148 litros aos 100 km.

O Ícaro é um projecto pedagógico, iniciado em 1998, que une projectos de alunos finalistas de diferentes licenciaturas num objectivo comum de participar nas eco-maratonas e constituir um modelo de aprendizagem de trabalho em equipas pluridisciplinares.

O seu principal objectivo é a promoção da interdisciplinaridade na Universidade de Aveiro (UA) em torno de um mesmo desafio tecnológico, não só ao nível dos docentes mas também ao dos alunos.

A UA exerce uma política pedagógica interdisciplinar de partilha de recursos, sendo o projecto Ícaro um reflexo desta filosofia, englobando áreas das engenharias mecânicas, electrónica e telecomunicações, ambiente e design na sua vertente industrial e de comunicação, na sua concepção e divulgação. Este projecto incrementa uma universidade mais criativa e produtiva, na relação entre docentes e discentes, num ambiente de ludicidade e contexto para uma formação mais participativa.

O Ícaro tem vindo a sofrer algumas evoluções, sendo que as mais recentes são uma ignição electrónica e um sistema de telemetria que monotoriza 28 variáveis do veículo, que constituiu um dos muitos projectos de alunos finalistas já incorporados no Ícaro. Com estas alterações, e mesmo pesando cerca do dobro dos protótipos mais eficientes, foi possível melhorar o recorde do veículo para 673 km/l (o que corresponde a 0.148 litros aos 100 km).

Segundo João Paulo Cunha, docente da UA e um dos responsáveis pelo projecto, “o chassis em carbono, as tampas em fibras de vidro e o banco são os únicos componentes que se mantêm originais.

De resto, é um veículo que vai sendo completamente remodelado”. O peso é vital para este tipo de viaturas, e o chassis do veículo ainda é pesado para este tipo de recordes mas o mais importante para este docente é que “os alunos possam testar as soluções que encontram para este projecto em iniciativas como a Eco-maratona”.

A Eco-maratona é uma prova de veículos protótipos monolugares, concebidos para consumirem o mínimo possível de energia, que nasceu em 1985, em França, e que teve lugar este ano em Portugal, na cidade de Abrantes.

A performance dos veículos é testada num percurso com cerca de 20 km, que se traduz num total de seis voltas ao circuito, sendo o tempo máximo estabelecido de 53 minutos e a velocidade média mínima de 25 km/hora. Cada concorrente dispõe de quatro tentativas de avaliação, sendo vencedor o veículo que percorrer a distância estabelecida com menor consumo.
Diário de Aveiro



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