2ª EDIÇÃO DA FEIRA DAS BARRAQUINHAS FOI UM ÊXITO

“Um grande êxito”. Esta é a expressão utilizada pelo pároco da freguesia de Avelãs de Cima, padre Manuel Dinis, para comentar a forma como decorreu, no último domingo, dia 17 de Abril, a 2ª edição da Feira das Barraquinhas da paróquia de Avelãs de Cima.

Embora ainda não tenham sido encerradas as contas, a estimativa inicial aponta para números bastante aliciantes - a angariação de fundos a favor das obras da Igreja terá rendido sensivelmente oito mil euros, um valor possível “graças ao empenho de todos” disse aquele responsável ao nosso jornal.

Todos, de uma forma desinteressada e desprendida ajudaram

Tal como JB tinha anunciado na sua última edição, no passado domingo, o recinto contíguo à Igreja Matriz de Avelãs de Cima voltou a vestir-se de cor e alegria (apesar do frio e da chuva que teimaram em querer estragar a festa) e permitiu levar a cabo uma iniciativa que se arrisca já a fazer parte dos eventos sócio-culturais e recreativos anuais da freguesia.

Tendo novamente como pretexto a angariação de fundos a favor das obras da Igreja, a verdade é que a Comissão da Fábrica da Igreja tem sabido mobilizar a população da freguesia de uma forma surpreendente, estimulando todos para um desígnio comum.

Isso mesmo foi sublinhado pelo pároco que, orgulhoso dos seus paroquianos, avançou notar-se cada vez mais “um maior envolvimento e empenhamento por parte da população para a organização desta feira”, não deixando de salientar que são já várias as centenas de pessoas que trabalham na elaboração da feira - desde a confecção dos artigos (que se começam alguns meses antes), passando pela montagem dos stands até à disponibilidade para venderem os produtos, durante o dia da feira. “Nota-se que fazem isto com gosto, empenho e dedicação e que sentem a importância das obras da Igreja”, aliás principal razão para a realização da Feira.

Tal como aconteceu no último ano, esta 2ª edição contou com a colaboração de todos os lugares da freguesia que trouxeram o seu melhor para a feira. Ali, e sem quererem competir uns com os outros, de uma forma desinteressada e desprendida, todos ajudaram.

Quem visitou esta 2ª edição poderia adquirir um pouco de tudo: pão, doces variados, enchidos, fumados, produtos hortícolas, queijos, vinhos, animais vivos, plantas, objectos de decoração e muito e bom artesanato.

Ao longo de várias dezenas de metros, as barraquinhas, decoradas a preceito e preparadas para a chuva (foram cobertas com enormes plásticos) atraíram muitos visitantes que, ao passarem, não deixaram de adquirir algo, contribuindo para um projecto que dificilmente chegaria a bom porto sem a dedicação, empenho e boa vontade de todos.

Para além do franco convívio, a verdade é que a freguesia deu a conhecer as suas riquezas, culturais e gastronómicas. Aliás, um dos locais mais concorridos foi precisamente o sector gastronómico. Com um local específico para se almoçar, muitos foram aqueles que optaram por conviver à volta de um porco assado no espeto (oferecido), de frango no churrasco (foram assados cerca de 200), feijoada, caldo verde e canja. Uma nota ainda para a tasquinha dos jovens onde foram vendidos os salgadinhos e aperitivos que fizeram, tal como as restantes barraquinhas, as delícias dos presentes.

Acrescente-se ainda que, antes desta parte recreativa, a missa dominical contou com a presença do Agrupamento de Escuteiros nº 836 de Avelãs de Cima e do grupo de jovens Giofrater da paróquia que animaram a celebração eucarística.

Um evento no qual esteve presente a irmã Paula e o Secretariado dos Giofrater (Jovens Franciscanos) que aproveitaram o evento para entregar as “fontes franciscanas - livro/bíblia sobre S.Francisco” aos jovens Giofrater da paróquia de Avelãs de Cima.

A tarde seria animada pelo duo Filipe e Verónica que, vindos de Alcobaça, de uma forma gratuita, ajudaram a animar a festa.

Houve ainda uma venda de rifas para sortear uma bicicleta de senhora que terá saído à rifa com o nº 278252. O feliz contemplado tem um mês para reclamar o prémio junto dom pároco ou de qualquer elemento da Fábrica da Igreja.

Catarina Cerca
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt