MARCHAS DOS SANTOS POPULARES

À semelhança do que já acontecera, há vários anos atrás, no lugar da Fogueira, freguesia de Sangalhos, começaram já as movimentações para voltar a realizar uma Marcha Popular, neste caso uma Marcha de Santo António.

A iniciativa partiu de um grupo de pessoas empenhadas em ajudar a angariar fundos a favor da festa do lugar e, consequentemente a favor da Igreja, em construção há vários anos.

Se a iniciativa for bem sucedida - embora se destine, localmente, a proporcionar um espectáculo de angariação de fundos - e se houver bastantes participantes, a organização poderá, eventualmente, contar com a colaboração da Câmara Municipal de Anadia que, como se sabe, há alguns anos a esta parte, tem subsidiado a organização das Marchas dos Santos Populares, atribuindo um apoio financeiro, bastante importante para ajudar a suportar as despesas inerentes com o fabrico dos arcos, confecção do vestuário e acessórios.

As freguesias que organizam as suas marchas - de ano para ano são mais e melhores - participam em Junho, na grande edição das Marchas dos Santos Populares, que se realizam no auditório do Vale Santo (em Anadia), perante alguns milhares de anadienses, voltando a desfilar, no fim de semana seguinte, na estância termal da Curia, perante os muitos turistas que visitam a região, nesta época do ano.

Embora a participação neste evento seja ainda uma mera possibilidade, a verdade é que poderá vir a acontecer se houver união e força de vontade entre os moradores da Fogueira e de toda a freguesia.

Todos os interessados em participar nesta iniciativa (adultos e crianças, sem esquecer os imprescindíveis músicos) devem inscrever-se no Café Adega, junto ao largo da Igreja, na Fogueira ou contactar Célia Nogueira.

Seria bom que a população aderisse e voltasse a revitalizar uma tradição que poderá contribuir para projectar o bom nome do lugar e da freguesia.

Este interessante “projecto” que se destina, em primeiro lugar, a angariar fundos para a realização da festa da terra (a favor da construção da Igreja) conta ainda com a colaboração da bem conhecida ensaiadora Maria Conceição Pinhal (irmã de Célia Nogueira) residente no Troviscal que noutras iniciativas de âmbito cultural e recreativo tem ajudado a terra.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt