O Conselho de Administração do CHBV e a empresa Abott têm acordo para a criação de um espaço próprio para colocação de pacemakers definitivos e outros dispositivos mais diferenciados.
Trata-se de um projeto "muito desejado" pelo Serviço de Cardiologia que, até então, no caso da implantação de pacemakers, tinha necessidade de recorrer ao Bloco Operatório, o que limitava a atividade e aumentava o tempo de espera.
Este espaço será dotado de novos equipamentos que vão permitir que muitos dos procedimentos mais diferenciados, até então feitos nos Hospitais de Coimbra e Porto, possam ser realizados em Aveiro, evitando assim a deslocação e internamento dos doentes fora da sua área de residência.
O Serviço de Cardiologia coloca, anualmente, cerca de 280 pacemakers, sendo que, com o novo espaço que estará em pleno funcionamento a partir de fevereiro de 2020 estima-se que se realizem mais 40% de procedimentos.
Segundo o Conselho de Administração do CHBV, foi dado com este protocolo “mais um importante passo para garantir uma resposta mais adequada às necessidades da população da Região de Aveiro, no que se refere ao tratamento da patologia cardíaca mais complexa, muito prevalente na nossa Região”.
Diário de Aveiro |