O programa “Boas Festas em Aveiro” arranca este domingo para mês e meio de atividades com investimento acima dos 500 mil euros em animação e iluminações.
Desfile em barcos Moliceiro e ativação das luzes fazem o início da celebração natalícia que junta também a festa de Passagem de Ano e as Festas de São Gonçalinho em Aveiro.
O evento começa dia 1 de dezembro e prolonga-se até ao dia 13 de janeiro, tradicionalmente conhecida como “a segunda-feira de São Gonçalinho”.
A abertura do “Boas Festas em Aveiro” terá então lugar este domingo, com início pelas 17h00, no Canal Central com o desfile de Pais Natal em Barco Moliceiro.
A primeira paragem desta regata acontecerá na Ponte Praça, para a ligação da iluminação decorativa de Natal de toda a Cidade.
O desfile continuará para o Cais da Fonte Nova com a performance a bordo “Maresia”, por Claudio Hochman, contando com a participação comunitária de diversos grupos de Teatro de Aveiro.
A inauguração da Árvore de Natal mais alta de Portugal, outro dos pontos altos do dia, deverá acontecer pelas 18h15, logo após a chegada de todos os barcos moliceiros à Fonte Nova
Os cidadãos são convidados« a participar neste momento especial e a vestirem um gorro de Pai Natal.
Ainda no dia 1 terá início o “Xmas Club Aveiro” no Largo do Mercado Manuel Firmino. Trata-se de um projeto inspirado nos mercados nórdicos de Natal e que pretende recuperar as tradições e a autenticidade desta época festiva.
O “Natal Acontece em Aveiro”, no Cais da Fonte Nova, até 13 de janeiro, tem uma roda gigante panorâmica, pista de gelo natural, o carrossel francês infantil, Casa do Pai Natal, a Magia de Natal, Palco com programação e animação de Rua, a exposição de Presépios Portugueses (mais de mil unidades de diferentes regiões, com apoio organizativo da “A Barrica”) e Mercado de Natal.
A quadra oferece ainda exposições e concertos.
Diário de Aveiro |