A Agrovouga abre portas, esta quarta, para a edição de regresso da mostra agrícola depois de seis anos de pausa.
O certame abre portas em dia marcado pela visita da Ministra da Agricultura.
A Câmara de Aveiro investe cerca de 200 mil euros na “nova Agrovouga” em cinco dias dedicado à fileira agrícola, florestal e agroalimentar.
Depois de 36 edições e por dificuldades financeiras da autarquia o certame foi cancelado para repensar o modelo.
Apelidada de “Nova Agrovouga” anuncia uma marca mais “contemporânea, inovadora e dinâmica”.
Será ponto de encontro de agricultores, vitivinicultores, empresas das fileiras agropecuárias, chefes cozinheiros, gastrónomos e público no encontro entre o “campo e a cidade”.
Ribau Esteves fala de um certame modernizado. O autarca de Aveiro diz que o relançamento é aproveitado para fazer a atualização dos conteúdos (com áudio)
Alimentação e Agricultura como pilares da Agrovouga em edição de relançamento.
A Sessão de Inauguração do evento e abertura de portas está marcada para as 17h00 com a presença do Presidente da CMA, José Ribau Esteves, da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque e do Presidente da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, Manuel dos Santos Gomes.
Para o primeiro dia, sublinha-se ainda a realização de uma Conferência para profissionais sob o tema, “Eco Sustentabilidade no Setor Leiteiro – Uma perspetiva de custo eficiência”, que tem o seu início marcado para as 10h30 e que antecede a abertura ao público em geral.
No dia 21 de novembro destacam-se os workshops de atividades científicas, que vão decorrer na Galeria do Parque de Exposições (das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00), os batismos de cavalo, no Picadeiro criado para o efeito (das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00) e a atuação ao final da tarde do Dj Gonçalo Araújo, pelas 19h30, no palco central da Agrovouga 2019.
Na sexta-feira, dia 22 de novembro, está marcada uma sessão de esclarecimento sobre apoios a projetos agrícolas, temática importante no desenvolvimento agrícola atual para os atuais e novos empresários do setor, que acontece entre as 14h30 e as 16h30, no Salão Nobre do Parque.
Ao início da noite tem lugar a primeira demonstração equestre, em pista aberta (18h00 às 20h00), ao mesmo tempo que aqueles que apreciam a gastronomia vão poder assistir ao showcooking com o “fiel amigo”, pelas 19h00 no espaço definido para o efeito, no Pavilhão B.
A noite de sexta-feira será o momento para os primeiros grandes espetáculos da área da equitação, com a apresentação de criadores equestres de Aveiro, entre as 20h00 e as 21h00 e o Grande Espetáculo de Equitação Clássica, das 22h30 às 23h15, ambas no Picadeiro.
O 3.º dia da nova Agrovouga contará ainda com a apresentação de Herman José com um espetáculo de “stand up comedy” marcado para as 21h00, no Palco Central.
No sábado, 24 de novembro, para além das atividades permanentes, releva-se a realização de um talk sob o tema: “Cá se fazem, cá se comem. Preservar a diferença… promover o local”, no espaço showcooking, pelas 18h30.
No domingo, último dia da Agrovouga 2019, talk e showcooking com o Chef Hélio Loureiro, pelas 15h00, o XXIII concurso Nacional da Raça Marinhoa, às 15h30, as demonstrações de Saltos de Obstáculos quando forem 18h00 ou o Derby de Atrelagem, a encerrar a edição 2019 do evento, entre as 19h00 e as 20h00.
Diário de Aveiro |