A Murtosa lançou, recentemente, o concurso público da empreitada de beneficiação e ampliação da Escola Primária de São Silvestre, na freguesia do Bunheiro.
Projeto de 1.1 milhões de euros, com beneficiação e ampilação de equipamentos e a criação de um estabelecimento na categoria dos centros escolares.
O projeto da intervenção é da autoria do arquiteto Murtoseiro João Fabião e prevê a beneficiação do edificado existente e a sua ampliação, com a criação de uma zona dedicada ao pré-escolar e outra de complementos a espaços comuns, que contemplará, entre outras valências, uma zona de refeições e a construção de uma nova biblioteca.
O espaço dedicado ao pré-escolar será localizado, na sua maioria, num novo volume a criar e será composto de uma sala de atividades, uma sala polivalente e uma zona de vestiários, para além de instalações sanitárias dedicadas.
O 1º ciclo ocupará, para além do edificado existente, uma parte significativa da zona de ampliação, onde será criada uma sala de artes plásticas, uma biblioteca, uma zona de refeições – partilhada com o pré-escolar – e gabinete de atendimento aos encarregados de educação.
Será, igualmente, construído um recreio coberto, adjacente à nova biblioteca, uma área de recreio exterior e um polidesportivo.
A ampliação desenvolver-se-á num terreno, contíguo ao atual perímetro escolar, adquirido, em 2017, pela Câmara Municipal, tendo vista já a concretização da intervenção.
Com esta intervenção confere-se à Escola de São Silvestre o programa funcional que lhe permitirá assumir-se como um Centro Escolar.
A autarquia da Murtosa assume que, em breve, será lançado um procedimento similar para a Escola Primária do Monte.
Diário de Aveiro |