Os Verdes Exigem Intervenção de Reabilitação e Valorização Ecológica do Rio Cértima.
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre o motivo pelo qual a intervenção de reabilitação e valorização ecológica, do rio Cértima, suportada pelo Fundo Ambiental, apenas abrangeu os concelhos de Águeda e de Oliveira do Bairro.
“Considerando que o rio Cértima, que nasce na Serra do Buçaco, tem cerca de 43 km de extensão abrangendo a montante também os concelhos de Anadia e da Mealhada, nos quais tem sido evidente e sucessivamente denunciada a grande pressão que várias atividades económicas exercem sobre o Cértima poluindo as suas águas, tornava-se do mesmo modo imprescindível que a operação ocorresse numa extensão mais alargada do rio”, explica o deputado.
O fim de semana fica marcado pela visita do deputado do BE, Nelson Peralta, ao local a preparar novas intervenção sobre o tema.
A intervenção no Cértima prevista no âmbito do Fundo Ambiental, com o corte de vegetação nas suas margens, poderá ter papel dissuasor de descargas ilegais.
Diário de Aveiro |