O Centro Hospitalar do Baixo Vouga inaugurou novas instalações para exames endoscópicos do Serviço de Gastrenterologia e anuncia que está em condições de avançar para a realização do rastreio do Cancro Colo-Retal.
O espaço situa-se na Unidade de Tratamento de Ambulatório, do Hospital de Aveiro, e conta com 2 salas de endoscopia, com os respetivos WC’s e vestiários; 1 sala de reprocessamento, com 3 máquinas de lavagem, com capacidade para desinfeção de 5 endoscópicos em simultâneo, e com sistema de traceabilidade da utilização dos endoscópios e 1 sala para armazenamento dos endoscópicos, dotada de dois modernos armários, com um sistema de traceabilidade integrado, que asseguram o controlo microbiológico.
Foram também adquiridas 2 torres de endoscopia de última geração, com endoscópios de alta definição, que além da melhor qualidade de imagem, permitem realçar imagens endoscópicas, através de um sistema de imagem avançado - NBI ("NarrowBand Imaging").
Esta nova funcionalidade, que requer treino adequado e empenho de toda a equipa, irá possibilitar maior deteção e melhor caracterização das lesões, importante na tomada de decisões terapêuticas (endoscópicas ou cirúrgicas) e orientação adequada dos doentes.
As novas instalações da área endoscópica possibilitam ainda a realização de exames com insuflação de dióxido de carbono, em vez de ar ambiente, que proporcionará exames menos dolorosos e mais confortáveis.
A área da Pequena Cirurgia também foi alvo de remodelação, com criação de uma sala de recobro, capacitada para três macas e dois cadeirões, que irá permitir um recobro mais confortável e seguro.
Para além dos benefícios já enunciados, esta requalificação das instalações afetas ao Serviço de Gastrenterologia vai possibilitar que este Serviço inicie a realização do Rastreio do Cancro Colo-Retal, tal como acordado com a Administração Regional de Saúde do Centro.
Diário de Aveiro |