FALSOS FISCAIS DAS FINANÇAS BURLAM IDOSAS

Dois indivíduos, que se apresentaram como sendo Fiscais das Finanças subtraíram, na penúltima quarta-feira, mais de 650 euros a duas idosas, uma residente em Banhos, Anadia, e outra residente no Troviscal, argumentando que o dinheiro que tivessem em casa perdia a validade nesse dia. Uma técnica já explorada noutros pontos do país.

Validade do dinheiro termina

Glória dos Santos, de 88 anos, moradora no Troviscal, disse ao Jornal da Bairrada que o falso fiscal se abeirou dela, chamando-a à carrinha, onde estava um outro indivíduo que confirmou que “o prazo de validade do dinheiro terminava hoje e que tinha que trocar todas as notas que tivesse guardadas em casa”.

Glória dos Santos ainda respondeu que um sobrinho tratava da troca, mas, perante a insistência, acabou por ir buscar 250 euros que tinha em seu poder, entregando-os de seguida.

A octogenária só apercebeu-se que tinha caído no conto do vigário quando o falso fiscal das finanças prometeu que lhe dava em troca “dinheiro novo”, o que não veio a acontecer porque, entretanto, se colocou em fuga numa carrinha de cor cinza.

Conta ainda que “os finórios, aparentavam ter 40 anos”, e lhe pediram ainda o Bilhete de Identidade e todos os papéis que estivessem relacionados com contas bancárias, mas logo acrescenta que nos entregou.

“Devem ter utilizado um spray”

Cidália Mota, vizinha e amiga da lesada, refere que os indivíduos deverão ser os mesmos que, há pouco tempo, tentaram vender uns tapetes a três idosos.

“Pela pinta, devem ser eles. Não tenho grandes dúvidas que os gabirus andam pela zona a tentar enganar os mais velhos. Aqueles que têm as suas economias guardadas em casa”.

Cidália Moreira acredita que “os falsos fiscais devem ter utilizado qualquer spray que, momentaneamente, tenha tirado a lucidez à octogenária”.

Ambas as lesadas apresentaram queixa na GNR.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt