CONCLUÍDO EMBELEZAMENTO DA ROTUNDA DO PINHAL DO PRIOR

Foram concluídas, na última quinta-feira, dia 24 de Fevereiro, as obras relativas ao embelezamento da rotunda do Pinhal do Prior, principal porta de entrada na freguesia de Avelãs de Cima, concelho de Anadia.

Orçadas em aproximadamente 10 mil euros, as obras, levadas a cabo unicamente pela Junta de Freguesia de Avelãs de Cima, ao longo dos dois últimos meses, visaram “dar um aspecto condigno àquela que é a principal entrada na freguesia”, avançou o autarca Armando Pereira que lamentou o facto de, pela altura do Carnaval, as obras terem sido alvo de actos de vandalismo.

Embora tenha já uma década de vida, a verdade é que esta rotunda nunca tinha sido devidamente embelezada e quem por aqui passava ficava com uma imagem e recordação pouco dignas do local, votado ao abandono.

Agora “porque foram reunidas as condições para avançar”, explicou o autarca, “a obra fez-se dentro das limitações e condicionantes existentes, uma vez que no local não existe água nem electricidade”.

O trabalho realizado é da inteira responsabilidade da Junta de Freguesia que decidiu prestar homenagem a algumas áreas de actividades com mais peso na freguesia.

Assim, no centro da rotunda foi erguida a réplica de uma anta (como as que existiram na região).

A pedra escolhida foi o granito, enquanto que o embelezamento da parte exterior da rotunda foi feito com pedras, cacos de cerâmica e casca de pinheiro; as primeiras, prestando tributo às inúmeras pedreiras e cascalheiras existentes na freguesia, os cacos de tijolos recordando as inúmeras cerâmicas implantadas na zona e as últimas (casca de pinheiro), homenageando o pulmão que é a zona serrana da freguesia.

As bandeiras hasteadas na anta, como seria de prever, prestam tributo ao país (bandeira nacional), ao concelho de Anadia (bandeira do município), à freguesia (bandeira da freguesia).

Falta apenas colocar na última haste a bandeira da União Europeia para que fique completa a celebração.

proibido ir lá para o meio

Armando Pereira não deixou de avisar que “as pedras que dão forma à anta apenas se encontram pousadas umas nas outras”, deixando bem claro que “é expressamente proibido ir lá para o meio”, declinando qualquer responsabilidade, caso se venha a verificar qualquer acidente no local.

“As pedras da anta não estão fixas e só estão sujeitas a cair, se forem alvo de actos de vandalismo, por isso, colocámos no local panfletos a alertar para esse facto”.

O arranjo incluiu ainda a colocação de uma pedra com o brasão da freguesia.

Catarina Cerca
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt