O empresário Ilídio Pinho recebeu esta tarde o Doutoramento Honoris Causa da Universidade de Aveiro, dia da Cerimónia de Abertura do Ano da Academia.
Membro do Conselho de Curadores da UA, com uma carreira reconhecida no mundo empresarial nacional e internacional, a vida de Ilídio Pinho destaca-se ainda no mundo associativo e autárquico.
A cerimónia decorreu no Auditório Renato Araújo, no Edifício Central e da Reitoria.
A Cerimónia de Abertura do Ano contou com as intervenções de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da UA que destacou as competências da UA que inicia, agora, um novo projeto financiado pela União Europeia que visa complementar o ensino e a investigação, a nível internacional. (com áudio)
Seguiu-se a intervenção de Júlio Pedrosa, antigo Reitor da UA e padrinho do Doutor Honoris Causa, a imposição das insígnias e o discurso de Ilídio Pinho.
A Reitoria lembra que “os altos serviços que [Ilídio Pinho] tem prestado ao país são extensíveis também à UA, com a qual tem mantido uma ligação próxima há uma década, desempenhando nesta instituição um forte papel interventivo e de assertiva análise das grandes opções desta instituição relativamente ao futuro e na sua projeção para o mundo”.
A ligação de Ilídio Pinho à UA iniciou-se no mandato da Reitora Helena Nazaré e como membro do Conselho Consultivo da Academia de Aveiro.
Este Conselho foi criado com o objetivo de discutir as grandes opções da UA relativamente ao futuro e decisões estratégicas.
Mais tarde em 2014, a UA e a Fundação Ilídio Pinho criaram a Cátedra Ilídio Pinho em Neurociências.
É membro do Conselho de Curadores desde 7 de Fevereiro de 2014.
Ao longo da vida, Ilídio Pinho, criador do grupo COLEP, ultrapassou a sua dimensão profissional e empresarial e revelou-se como dirigente associativo, autarca, benemérito e humanista ao serviço da causa pública, com uma atenção especial e continuada ao valor da Ciência na Educação e para o bem-estar das pessoas.
(em actualização)
Diário de Aveiro |