A programação do Festival Cabelos Brancos arranca esta sexta e na agenda estão cerca de 40 iniciativas dirigidas, essencialmente, à comunidade sénior.
Durante 15 dias, entre 20 de setembro e 5 de outubro, o centro de Ílhavo (Jardim Henriqueta Maia) e a Gafanha da Nazaré serão palco de vários concertos, oficinas, projetos comunitários, atividades desportivas, mostra de artesanato, instalações e percursos artísticos.
Esta noite, às 22h00, no Jardim Henriqueta Maia, o destaque vai para o concerto da Lena d’Água que retoma os palcos e a sua veia musical, aos 60 anos.
Os dois primeiros dias, 20 e 21 de setembro, são ainda marcados pela inauguração das exposições “Retratos e Mulheres” (pintura), “Maria Ascensão” (fotografia bordada), “As Mulheres de Ílhavo” (percurso artístico itinerante pelo centro urbano), pelas Instalações “Aldeia das Mulheres de Pés Descalços” (análise estética do conceito de casa e Mulher), “Todos Nós podemos ser Maria Ascensão” (a voz e as memórias da comunidade) ou a “Máscara” e o “Baile de Quimeras” (projetos comunitários de teatro musical e dança).
No sábado, dia 21, sábado, às 15h00, no Jardim Henriqueta Maia, a iniciativa “Vai dar Água” vai colocar à prova 22 oradoras que, em 3 minutos e 22 segundos, irão falar sobre a importância do envelhecer, numa conversa, literalmente, arriscada.
No dia 27, na Casa da Cultura de Ílhavo, sobe ao palco, pelas 14h00, a peça “Clichés, Aqui Não!” que mistura o teatro com a música e que reflete a necessidade de respeitar o direito à mudança.
No dia 30, a Casa Gafanhoa, na Gafanha da Nazaré, abre as suas portas para uma conversa com o antropólogo Nuno Costa sobre o papel da “Mulher Cuidadora”, uma realidade social bem identitária do município.
Na parte final do festival, no dia 2 de outubro, na Biblioteca Municipal de Ílhavo, será realizado o Seminário sobre “O Envelhecer no feminino”, numa organização conjunta entre a Câmara Municipal e a Associação Nacional de Gerontólogos.
Os dois dias que fecham os Cabelos Brancos 2019 são marcados pela festa dos artistas amadores seniores, o “Sarau Maior Idade”, que se realiza no dia 4 de outubro, às 21h00, na Casa da Cultura de Ílhavo.
O último dia do festival está reservado para o concerto solidário organizado pelo Património dos Pobres e que trará a Ílhavo, também na Casa da Cultura (21h00) o Orfeão Universitário do Porto.
Diário de Aveiro |