A Universidade de Aveiro vai acolher o encontro que define os papéis, objetivos e datas de concretização associados ao projeto de âmbito europeu PriMaaS, ganho este ano pela equipa do Centro de Tecnologia Mecânica e Automação.
Trata-se de uma das unidades de investigação do Departamento de Engenharia Mecânica da UA, em conjunto com instituições de 7 países europeus.
A visão principal do projeto PriMaaS (Prioritizing low carbon mobility services for improving accessibility of citizens) é promover a integração de modos de transporte coletivos tradicionais com modos de transporte pessoais e inovadores, criando serviços de mobilidade equitativos, realmente focados nas necessidades dos cidadãos.
Instrumentos políticos regionais e nacionais devem ser adaptados de forma a promover uma abordagem intermodal integrando em pleno todos os serviços de transportes, nomeadamente usando dados sobre a oferta e procura de mobilidade a serem disponibilizados e coletados em tempo real.
O projeto PriMaaS tem o intuito de aumentar a colaboração inter-organizacional, aumentando a confiança entre parceiros-chave (autoridades dos transportes, operadores, fornecedores de serviços de mobilidade e organizações de defesa do consumidor).
Isto será alcançado com a realização de eventos que promovam a troca de experiências sobre o tema a nível regional e inter-regional.
O consórcio PriMaaS integra um conjunto de cidades e regiões de características heterogéneas, que são representadas por instituições com perfis complementares. Todos os parceiros irão cooperar, a fim de identificar as melhores práticas de gestão sustentável do sistema de transportes.
Jorge Bandeira assume que a partilha de experiências é decisiva na capacitação de sistemas. E do norte da europa chegam exemplos interessantes ao nível da mobilidade (com áudio)
Diário de Aveiro |