A Fábrica da Ciência acolhe o encontro internacional de jovens sobre alterações climáticas.
Arrancou na quarta e prolonga-se até domingo o Campus Juvenil Internacional sobre alterações climáticas, que reúne 93 alunos e 26 professores oriundos de várias regiões de Portugal, Polónia, México e Espanha.
Pelo terceiro ano consecutivo, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolhe e coorganiza este evento que procura encontrar de forma criativa respostas educativas para o problema das alterações climáticas.
O principal objetivo é desenvolver equipas heterogéneas relativamente à idade, competências, vocações, talentos e diversidade geográfica e temática, procurando sempre envolver a criatividade como resposta educativa para o problema das alterações climáticas.
O outro objetivo consiste em promover a articulação multidisciplinar e fortalecer redes escolares internacionais que possibilitem intercâmbios de experiências relacionadas com diferentes realidades sociais, culturais e económicas.
No âmbito deste campus, os jovens dos 11 aos 17 anos são desafiados a produzir um espetáculo que junte teatro, música, dança e artes plásticas, e ainda cinco curtas-metragens de sensibilização ambiental sobre as alterações climáticas no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).
Os alunos participantes foram selecionados entre mais de 200 alunos de 3 continentes diferentes que se candidataram através da publicação de um produto multimédia.
Os professores, por sua vez, também têm um programa dedicado, que incluí workshops, uma saída de campo, e vários seminários apresentados por diversos oradores de diferentes entidades, sempre com o propósito de encontrar novas formas de aprender e ensinar sobre o tema das alterações climáticas.
A apresentação final das curta-metragens e do musical produzidos pelos alunos acontece no último dia do campus, 8 de setembro, das 12h00 às 14h00, no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, e é aberta ao público geral.
O projeto Climântica (http://www.climantica.org/) é coordenado por Francisco Soñora-Luna do IES Virxe do Mar, da Universidade de Santiago de Compostela.
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