SEVER: PASSADIÇOS VENCEM VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO.

O Orçamento Participativo de Sever do Vouga registou um número recorde de participações, com 6.573 votos, coroando como vencedores os projetos “Vilarinho’s Board Walk” (976 votos) e “Um Ponto de Observação do rio Gresso” (778 votos).

O anúncio dos vencedores da terceira edição foi feito na última noite da FicaVouga e atribui 50 mil euros em projeto de decisão popular.

Fortalecer a democracia, ao aproximar a comunidade da gestão pública, é o objetivo da Câmara Municipal.O “Vilarinho’s Board Walk”, na freguesia de Talhadas, consiste na criação de um passadiço de acesso à Cascata de Água D’Alte, incluindo a sua requalificação, com vista a promover o turismo.

Já “Um ponto de observação no sítio do Gresso”, em Rocas do Vouga, aposta na conservação da natureza, dando continuidade ao projeto dos passadiços das Escarpas do Gresso (um dos vencedores da primeira edição do Orçamento Participativo) para montante até à “Pedra da Sombra”, local identificado como polo dinamizador e de observação do rio Gresso.

A autarquia afirma que apesar de serem implementados nas freguesias de Talhadas e de Rocas do Vouga, os projetos, que possuem uma forte componente turístico ambiental, “contribuem para a promoção de todo o concelho”.

“Notamos uma sensibilidade cada vez maior da comunidade em apresentar propostas que, de alguma forma, tragam benefícios para todo o concelho, contribuindo assim para o desenvolvimento integrado do nosso território”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Sever do Vouga, António Coutinho, que se mostrou satisfeito com os resultados desta edição.

“Com propostas inovadoras, que trazem um impacto positivo para todo o concelho, e um recorde de votação, esta terceira edição refletiu uma maior participação da comunidade que está cada vez mais consciente da importância do Orçamento Participativo. Tudo isto é fruto do trabalho que iniciamos há três anos e prova que estamos no caminho certo. O objetivo é que todos nós, juntos, sejamos capazes de construir um concelho cada vez mais participativo e consciente”, acrescentou António Coutinho.

 

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt