O Pessoas – Animais – Natureza (PAN) quer o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente a investigar a origem dos focos de poluição no rio Cértima.
Em nota divulgada esta segunda-feira, o Partido diz ter sido contactado por cidadãos que denunciaram a morte de várias dezenas de peixes, ocorrida uma vez mais no Rio Cértima, que atravessa os concelhos de Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro e Águeda.
“É assim urgente identificar a proveniência destes focos poluentes, proceder-se à limpeza e despoluição necessárias à preservação do Rio Cértima e da Pateira de Fermentelos, assim como garantir que sejam realizadas ações para impedir o surgimento de novos focos de poluição”.
Depois da deputada socialista, Carla Tavares, que levou o tema ao Parlamento, agora também o PAN pede respostas.
“A recorrente poluição do Rio Cértima constitui um grave problema da saúde pública, uma vez que este rio abastece vários hectares de arrozais e é o principal afluente da Pateira de Fermentelos, a maior lagoa natural da Península Ibérica, ecossistema singular e de extrema importância devido à sua fauna e flora, possuindo a classificação de Zona Húmida de Importância Internacional”, refere nota do Pessoas – Animais – Natureza.
foto: jornal da Bairrada
Diário de Aveiro |