O Festival dos Canais está de regresso a Aveiro desde quarta-feira, dia 17 de Julho, numa organização da Câmara Municipal de Aveiro, até 21 de Julho.
Oferece à cidade mais de 250 espetáculos gratuitos, envolvendo 32 companhias artísticas e cerca de 280 artistas nacionais e internacionais, provenientes de 16 países.
Este ano, o evento recebeu o EFFE Label (Europe for Festivals, Festivals for Europe) — "um selo de qualidade atribuído a festivais de referência", que reconhece o trabalho feito no campo das artes, do desenvolvimento comunitário e da abertura internacional.
Durante cinco dias o visitante pode descobrir vários espaços da cidade. Os canais urbanos, as praças e a arquitetura serão os palcos do Festival, com muitas atividades culturais e lúdicas.
"É um cartaz forte no posicionamento da Região Centro na agenda turística nacional e internacional”, disse o Presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal. (com áudio)
Pedro Machado falava ontem, durante uma visita por alguns pontos da cidade, promovida pela autarquia local.
Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), nos últimos meses o Turismo no Centro estava a crescer acima de 7,6 por cento enquanto o país aumentou 3,6 por centro. O Centro tem uma estadia média de 1,8 dias, quando a média nacional está nos 2,7 dias. O objetivo é "alcançar o segundo dia de dormida".
Ribau Esteves, Presidente da CMA, realçou que o Festival transforma a cidade num palco a céu aberto. (com áudio)
Diário de Aveiro |