PCP PREOCUPADO COM "ESVAZIAMENTO" DA UNIDADE DE SAÚDE DE MACEDA.

O PCP está preocupado com o funcionamento do pólo de Maceda da Unidade de Saúde Familiar Laços.

Inaugurado com pompa e circunstância em Maio de 2016, significou um investimento de mais 400.000€ por parte do Município.

O certo é que durante os anos de 2016 e 2017, o pólo de Maceda funcionou semanalmente apenas durante uma manhã e uma tarde, o que sendo insuficiente permitia pelo menos garantir um certo nível de cuidados de saúde aos Macedenses.

Em Abril de 2018, menos de 2 anos após a sua abertura, Maceda deparou-se com o encerramento do seu posto de saúde, forçando os utentes a deslocarem-se às freguesias vizinhas de Cortegaça e Arada.

“Esta situação foi particularmente grave se tivermos em conta que se trata de uma freguesia com uma percentagem elevada de população idosa - 16,1%, um valor superior à média do concelho - muitos dos quais se deparam com problemas de mobilidade, quer por problemas de saúde, quer por insuficiência económica”.

O PCP propôs na Assembleia Municipal de Novembro último uma moção instando o Ministério a tomar as devidas diligências para disponibilizar os necessários recursos humanos (médicos, de enfermagem, secretariado e manutenção) que permitam a reabertura do pólo de Maceda da USF Laços.

“Apesar do documento ter sido aprovado por unanimidade, até agora não existe qualquer solução para o problema criado”.

 


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt