As obras de modernização da Escola Básica da Gafanha da Encarnação Sul foram os mote para a afirmação da necessidade de criar um centro escolar na freguesia.
Maioria e oposição estão de acordo quanto à necessidade e a autarquia assegura que esse processo está a ser debatido.
Para já sem consensos quanto à localização. Para o PS, a escola a sul poderia enquadrar também a Gafanha do Carmo mas a maioria defende que o miolo urbano da Gafanha da Encarnação poderá atrair esse centro escolar mais para norte da via que segue para Ílhavo.
Por agora sabe-se que a obra na escola sul está orçada em 255 mil euros e vai levar 4 meses deixando em aberto a possibilidade de não estar ainda concluída no arranque do próximo ano letivo.
Eduardo Conde, do PS, deu voto favorável mas sugeriu a ampliação da área de recreio e a diminuição do pé direito para garantir maior conforto térmico.
E lançou o debate sobre a criação de uma escola central na relação Gafanha da Encarnação/Gafanha do Carmo admitindo o aumento do número de residentes e de crianças nos próximos anos (com áudio)
A empreitada de “Conservação, ampliação e outras pequenas construções – EB da Gafanha da Encarnação Sul” já tem gestor de obra e a autarquia anuncia um verão de trabalhos.
Fernando Caçoilo tomou nota das sugestões da oposição quanto às melhorias na escola. E sobre o agrupamento ou a criação de centro escolar, afirma que o tema está em debate para encontrar a melhor solução.
A certeza do autarca é que a obra que vai ser feita garante escola por muitos anos (com áudio)
Diário de Aveiro |