Aveiro recebe congresso nacional sobre comunicação de ciência para construção de sociedade mais inclusiva.
São dois dias no 7º Congresso de Comunicação de Ciência (SciComPT 2019), no qual a rede de profissionais de comunicação de ciência de Portugal irá debater o papel da comunicação e jornalismo de ciência para a construção de uma sociedade mais inclusiva.
O Congresso será precedido do I Encontro Ibérico de Comunicação e Jornalismo de Ciência, reservado a grupos de trabalho com especialistas convidados de Portugal e Espanha.
Que práticas devem ser adotadas para que cada pessoa sinta a ciência como sua e se sinta próxima dos cientistas? A ciência está mesmo a chegar a todos e a todas? Que públicos são menos evidentes?
Estas e outras questões serão debatidas pela comunidade de comunicadores de ciência de Portugal na 7ª edição do Congresso de Comunicação de Ciência, coorganizado pela Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal, pela Universidade de Aveiro e pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
Nestes dois dias, durante os quais se esperam cerca de 200 participantes, serão apresentadas mais de 60 comunicações orais, 70 posters, e 8 sessões de debate.
O Congresso terá como oradora convidada Maria Vlachou, Consultora em Gestão e Comunicação Cultural e Diretora Executiva da Associação Acesso Cultura. Irá falar sobre “Ser inclusivo: entre o paternalismo e o desejo de partilhar”.
Diário de Aveiro |