O Dia Internacional dos Museus oferece teatro, música e exposição de pintura no Museu Marítimo de Ílhavo.
São três dias de programação especial a partir da noite de sexta, às 21h30, com a performance de Maria Gil, “Mulheres em terra, homens no mar”, baseada na recolha de testemunhos de mulheres ilhavenses que ficavam “a governar” a casa, enquanto os homens andavam no mar, durante seis meses, à pesca do bacalhau.
Trata-se de um espetáculo intimista e documental que dá voz às mulheres, contribuindo para a valorização do património imaterial desta comunidade. A peça será reposta no dia seguinte, às 18h30.
A sessão comemorativa do Dia Internacional dos Museus, agendada para as 16h30 de sábado, será marcada pela inauguração de uma nova exposição temporária de pintura, “O Sonho do Mar”, de Maria Gabriel, artista cujo trabalho deixou marcas indeléveis no modo como a pintura portuguesa representou os grandes temas da cultura do mar nas últimas décadas do século XX.
“O Sonho do mar” é uma exposição antológica da obra artística de Maria Gabriel que mais se relaciona com o mar.
No mesmo dia, às 21h30, o auditório do Museu receberá o concerto “Maré de Solistas”, uma criação 100 por cento ilhavense. André Imaginário, António Justiça, Maria João Balseiro, Óscar Graça e Zé Miguel Fernandes, provenientes de meios tão díspares como o jazz, o rock ou a música clássica, atuam tanto individualmente, como em ensemble.
O espetáculo tem como pano de fundo a projeção de imagens de filme/documentário sobre os homens e a vida no mar.
A entrada no MMI será gratuita na sexta-feira, 17 de maio, das 20h00 às 24h00; no sábado, 18, das 10h00 às 24h00; e no domingo, 19 de maio, das 14h00 às 18h00.
No dia 18, Dia Internacional dos Museus, a entrada no Navio-Museu Santo André é, igualmente, gratuita entre as 10h00 e as 24h00.
Diário de Aveiro |