Xutos & Pontapés, José Cid, Amor Electro, Áurea, David Carreira e a cabo-verdiana Mayra Andrade são os cabeças-de-cartaz do “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho” 2019 que irá decorrer, entre os dias 22 e 30 de junho, no Vale Santo, na cidade de Anadia.
Pelo palco principal vão ainda passar “Os Quatro e meia”, “Meninos da Sacristia” e “Xana Toc Toc”. O certame termina com o desfile e atuação das tradicionais Marchas Populares no anfiteatro do Vale Santo.
No recinto, haverá ainda um palco secundário dedicado aos grupos do concelho.
Um dos objetivos do “Anadia Capital do Espumante” é dar a conhecer o que de melhor se faz no sector vitivinícola, e, para tal, os néctares da Bairrada vão ter um espaço próprio para que os produtores/engarrafadores possam aí promover e divulgar os seus produtos.
Uma das novidades da edição deste ano é o facto de o Município ter candidatado o certame “Anadia Capital do Espumante” a “Sê-lo Verde 2019” o que vai implicar, obrigatoriamente, a introdução de algumas regras de âmbito ambiental, nomeadamente que os copos a utilizar no recinto têm de ser reutilizáveis, ao abrigo da candidatura, que estipula a não utilização de plástico. O objetivo é que este tipo de material seja banido da Feira.
Por outro lado, à semelhança do que aconteceu na edição transata, o certame volta a ter a classificação de Ecoevento, na sequência de um protocolo com a ERSUC, com o objetivo de incentivar a redução das quantidades de resíduos produzidos durante a feira, a separação de embalagens, e a recolha seletiva e encaminhamento, para reciclagem, das quantidades recolhidas, são as principais ações contempladas nesta iniciativa.
As entradas têm um custo de dois euros, sendo que, no último dia, 30 de junho, a entrada é gratuita. Os portadores dos Cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior têm um desconto de 50 por cento.
Diário de Aveiro |