O Museu Marítimo de Ílhavo assinala Dia Mundial da Água com atividades no próximo dia 23 de Março.
O dia começa de forma relaxante com uma aula musicomeditativa, com Sílva Gomes, junto ao Aquário dos Bacalhaus.
Durante a manhã realiza-se, também, mais uma edição das visitas orientadas “Sentidos de Mar”, sobre o tema “os Vougas na Ria de Aveiro”. Desta vez, os participantes partem de bicicleta desde o Farol da Barra até aos estaleiros Delmar Conde Construções Navais.
O Dia Mundial da Água será ainda marcado por duas formações. O ator, encenador e escritor Sandro William Junqueira orienta um workshop de escrita criativa que tem o mar como inspiração, e arranca a Formação de Iniciação ao Modelismo Naval, que se prolonga até 11 de maio, em oito sessões.
O início da tarde é dedicado às famílias, com o Quiz do Dr. Why dedicado à temática marítima. Seguir-se-á a realização de mais uma edição das Conversas do Mar, desta feita sob o tema “Os paradoxos da cultura marítima”, em torno da exposição temporária patente no Museu “O meu país é o que mar não quer”.
Pedro Prista, doutorado em antropologia social (ISCTE- IUL), é o convidado desta sessão.
O Dia Mundial da Água prolonga-se até ao dia seguinte, com a atividade “Noite no Museu”, em que as crianças dos 6 aos 12 anos têm a possibilidade de passar a noite no Museu Marítimo de Ílhavo.
Diário de Aveiro |