A igualdade de género trazida ao debate no 1.º Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas em Ovar. Encontro marcado para esta sexta, Dia Internacional da Mulher, no Pólo de Inovação e Capacitação Social de São João de Ovar.
O evento contempla dois momentos de debate. O painel da parte da manhã privilegiará a reflexão em torno dos “Caminhos da Igualdade”, procurando percecionar o percurso já efetuado e o que ainda falta desbravar para a consolidação dos princípios da igualdade de género nos diferentes espaços sociais.
O painel da tarde, seguindo o modelo de mesa redonda, será centrado nos múltiplos papéis que a mulher desempenha no quotidiano, onde as participantes partilharão experiências pessoais, ideias e estratégias para uma intervenção mais ativa no associativismo, em especial no movimento mutualista.
“Estamos a constituir um painel diversificado com personalidades da política, do empreendedorismo, das forças de segurança e de outras áreas, de forma a enriquecer a reflexão sobre a igualdade de género, um conceito que desejamos seja levado à prática no seio do Movimento Mutualista”, refere Luís Alberto Silva, Presidente do Conselho de Administração da UMP.
Prosseguindo uma estratégia de rejuvenescimento do Movimento, a UMP lançou, na recente Reunião Anual de Presidentes Mutualistas, que decorreu na Mealhada, um repto para que, até 2023, todas as Mutualidades tenham pelo menos um terço de mulheres e jovens nos seus órgãos associativos.
O Encontro Nacional de Mulheres Mutualistas decorrerá entre as 9h30 e as 16h30, no Pólo de Inovação e Capacitação Social de São João de Ovar, contemplando, em paralelo a realização de uma mostra de serviços e produtos relacionados com o universo feminino.
A iniciativa, dirigida a todas as mulheres, mutualistas ou não, e a todos os interessados na temática da igualdade de género, é de participação gratuita e inclui um almoço de confraternização.
Diário de Aveiro |