A Associação de Desenvolvimento Humano “EnCosta da Oliveira” promove o lançamento de uma curta metragem filmada em Sever do Vouga.
“Esta é a Joana” é uma mensagem filmada em Sever do Vouga para Portugal e para o mundo (vídeo).
O tempo apresenta pedaços de realidade, inspirados em factos verídicos, com o intuito e responsabilizar e apelar à consciencialização social.
A curta metragem ‘Esta é a Joana’ inspira-se em factos verídicos ocorridos com crianças severenses. No entanto, existem muitas Joanas por aí.
Uma produção da Encosta da Oliveira, escrita por Bárbara Costa, que pretende alertar para a responsabilização e consciencialização social.
Na sua globalidade coloca a tónica na esfera educacional, na formação do ser e do estar, alicerçando o crescimento infantil em pilares fundamentais como a não exclusão ou discriminação.
Pretende alertar também para as políticas de ação social que devem ter uma ação mais interventiva e próxima da sua população alvo, não satisfazendo apenas as suas necessidades básicas de alimentação e saúde, mas acompanhando e dotando os cuidadores de capacidades e aptidões parentais.
De uma forma simples, lança-se o apelo de que cada um possa desempenhar o papel de super-herói na vida de alguém, contribuindo para mudar a sua trajetória de vida sem horizontes, através de pequenos gestos.
“A Encosta da Oliveira considera que a exclusão e as ações de humilhação ou inferiorização entre pares, que se tem verificado em idades cada vez mais precoces, é uma questão educacional e de observações dos modelos de referência que coabitam no mesmo espaço”.
Diário de Aveiro |