Aveiro é uma das cinco cidades nacionais que recebe concentrações contra a violência doméstica e que vai pedir mudança de atitude na administração da Justiça.
No dia dos namorados, dia 14 de Fevereiro, haverá ações em Lisboa, porto, Braga, Setúbal, Coimbra e Aveiro com concentração às 18 horas na Praça Dr. Joaquim Melo de Freitas.
Neste início de ano já foram assassinadas 10 mulheres pelos seus companheiros ou ex-companheiros e o tema volta a agitar o país.
A falta de mão pesada da justiça é outro dos focos de atenção. “Nenhum país decente pode considerar normal que 85% das queixas sejam arquivadas. Nenhum país decente pode aceitar que as mulheres sobreviventes que conseguem levar o seu caso a tribunal sejam humilhadas por juízes como Neto de Moura. Nenhum país decente pode consentir em ter instituições que desvalorizam este crime”.
O movimento quer dar sinal à Justiça e pede mais ação e mão mais pesada.
“Levantamos a voz para dizermos que não aceitamos nem Ministério Público e Polícia laxistas, nem Tribunais machistas. Levantamo-nos para exigir medidas de combate à violência. É urgente levar a formação a sério. É preciso escrutínio democrático sobre a forma como a lei é aplicada. Levantamos a voz ruidosamente, porque não aguentamos o silêncio”.
Diário de Aveiro |