O CÍRCULO ELEITORAL DE AVEIRO, COM 582.032 ELEITORES, ELEGE 15 DEPUTADOS

O círculo eleitoral de Aveiro, com 582.032 eleitores inscritos, elege 15 deputados e nas últimas legislativas o PSD foi o partido mais votado conseguindo oito representantes no Parlamento, enquanto o PS teve cinco e o CDS dois.

Marques Mendes, cabeça de lista do PSD, e Paulo Portas, primeiro candidato do CDS/PP são dois "repetentes" nestas eleições.

A CDU apresenta a eurodeputada Ilda Figueiredo como primeira da lista, enquanto o Bloco de Esquerda tem à cabeça Andrea Peniche.

Nesta disputa eleitoral prevê-se a discussão de problemas regionais recorrentes, como a barragem de Ribeiradio para evitar as cheias de Águeda e do Baixo Vouga, a ligação ferroviária ao Porto de Aveiro para o tornar competitivo em termos ibéricos, ou a gestão da Ria.

Outros problemas do distrito têm contornos novos, como o desemprego crescente e as dificuldades das pequenas e médias empresas da região em competir em mercado aberto, fazendo parte dos discursos das várias candidaturas.

Marques Mendes aspira a "um grande resultado" em Aveiro "para o PSD", onde enfrenta Paulo Portas, interessado em preservar o peso do CDS. PS, CDU e BE procuram capitalizar em votos o descontentamento pela crise.

O economista Manuel Pinho, primeiro da lista do PS, tem raízes na região mas localmente é quase desconhecido, embora seja ouvido com atenção pelos agentes económicos e Ilda Figueiredo, da CDU, e Andrea Peniche, do Bloco, procuram capitalizar à esquerda os votos do descontentamento pelo crescente desemprego e atrasos salariais.
Diário de Aveiro



Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt