A ideia de negócios, PurAvTec, apresentada por uma equipa da UA, venceu na categoria Saúde do “Born from Knowledge Ideas”.
Este concurso nacional é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, através da Agência Nacional de Inovação e premeia ideias inovadoras.
Triunfo na categoria Saúde como um dos vencedores conhecidos a 12 de dezembro, no PCI-Creative Science Park, em Ílhavo.
Esta fase final, com 18 equipas representantes de várias instituições de ensino superior, foi o términus de um processo que envolveu a seleção das ideias e equipas de cada instituição e ainda formação de dois dias para preparação do pitch final.
A equipa constituída por Mara Freire, João Coutinho, Márcia Neves e Sandra Bernardo, investigadores do CICECO-Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Química, venceu o Born fom Knowledge, concurso que reúne as melhores ideias de negócio nascidas do conhecimento científico e/ou tecnológico.
O objetivo da iniciativa é promover uma cultura de valorização do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, distinguindo e premiando boas práticas e casos de sucesso, ideias que respondam a desafios da sociedade e contribuam para o desenvolvimento da economia.
A ideia de negócio PurAvTec resulta do trabalho desenvolvido no projeto IgYPurTech, cujo objetivo passa por desenvolver uma tecnologia sustentável para a purificação de anticorpos da gema do ovo e de desenvolver biofármacos baratos com origem natural e mais eficazes do que alguns dos atuais antibióticos.
Este projeto foi apoiado com um bolsa do European Research Council, o Conselho Europeu de Investigação, das mais ambicionadas ao nível europeu.
Mara Freire, coordenadora do projeto IgYPurTech e da equipa proponente da ideia de negócio, calcula que, se tudo correr como previsto, será possível chegar a uma solução de mercado em 2028.
texto e foto: UA
Diário de Aveiro |