O Município de Águeda alcança a pontuação mais alta de sempre no âmbito do ECOXXI, instituído pela Associação Bandeira Azul da Europa, numa cerimónia que teve lugar em Estarreja.
Na edição de 2018, os municípios submeteram-se à avaliação externa realizada por um conjunto de especialistas e entidades, que integram a Comissão Nacional do ECOXXI.
Ao todo, são ponderados 21 indicadores dos diversos domínios da sustentabilidade (ambiente, economia e social), tendo o Município de Águeda atingido a melhor pontuação de sempre, reconhecido como um dos municípios mais sustentáveis do país, destacando-se juntamente com Alfândega da Fé, Guimarães, Loulé, Loures, Lousã e Pombal.
O Município recebeu ainda um prémio pela dinamização da Rota da Floresta no concelho.
Jorge Almeida, edil Aguedense, frisou que “este reconhecimento é de e para todos: comunidade, associações, empresas, técnicos municipais, no fundo, todos os que, diariamente, procuram que Águeda seja cada vez melhor, com maior qualidade de vida e ambiental!”.
Referindo-se ao prémio da Rota da Floresta “a mobilização das escolas na defesa da nossa floresta foi surpreendente! A eles, e às entidades que se associaram ao projeto, deixo o compromisso de continuarmos a trabalhar para um futuro mais sustentável. Afinal… são eles o futuro”
Diário de Aveiro |