O Governo assume que a criação de Unidades de Gestão Florestal é uma das apostas centrais para qualificar a floresta.
Separar a dimensão da prioridade da gestão é o objetivo assumido com a profissionalização da gestão para retirar valor e defender o património.
Mensagem deixada pelo Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, na apresentação da Expoflorestal.
O Governo diz que esses mecanismos (Unidades de gestão) estão em curso com a legislação aprovada que vai também apostar na fiscalidade e na renovação do Instituto de Conservação da Natureza (com áudio)
Maio de 2019 volta a ser mês para juntar a fileira da floresta em Albergaria numa região do Baixo Vouga intimamente ligada ao setor.
Luís Sarabando, representante associativo ligado ao setor, abordou o papel e contributo dos agentes para o desenvolvimento da floresta.
Revela que quem está no terreno precisa de ser fazer ouvir junto dos responsáveis políticos (com áudio)
A Expoflorestal é o evento de referência da fileira da floresta não só em Portugal mas também na Península Ibérica. Na última edição, realizada em 2017, foi visitada por cerca de 30 mil pessoas e suscitou o interesse de mais de 200 expositores nacionais e internacionais.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, entidade ligada à organização, confessa que o problema não está no eucalipto mas na forma como se organiza a floresta.
Albano Ferreira, segundo comandante da corporação, entidade representada na organização da Expoflorestal, explica que o mais relevante está na forma de cuidar da floresta no campo da prevenção (com áudio)
Diário de Aveiro |