Estarreja aprovou Plano e Orçamento para 2019 com votos favoráveis da maioria PSD/PP e votos contra da oposição do PS.
Os documentos representam um “bolo” de 18.4 milhões mas com a previsão de incorporação de saldos, após aprovação de contas, em março de 2019, irá chegar aos 24.8 milhões.
Nas apostas principais estão o desenvolvimento urbano; Competitividade e Inovação com aposta na ampliação das infraestruturas do Eco Parque Empresarial e Governação Municipal.
A ampliação do eco parque empresarial vai consumir cinco milhões com financiamento comunitário de dois milhões para infraestruturação de novos lotes.
Um investimento atípico, significativo, que o autarca Diamantino Sabina diz sinalizar o rumo da autarquia (com áudio)
A transformação da antiga fábrica de arroz na Fábrica da História está orçada em 1,1 milhões de euros e a reabilitação urbana merece destaque pela necessidade de garantir novas áreas disponíveis a quem se pretende instalar.
“Temos um orçamento que é equilibrado, mostra onde estamos e para onde queremos ir” justifica Diamantino Sabina (com áudio).
Os encargos com pessoal vão aumentar e a autarquia reforçou a dotação em 600 mil euros. Justifica com a integração de precários há vários anos ao serviço e pela necessidade de novos recursos.
Atividades como o Carnaval, as festas de Santo António, a programação do cineteatro e o torneio de andebol Garci cup figuram nas atividades que prometem marcar a agenda de Estarreja em 2019 como cartazes para atrair público ao município.
Diário de Aveiro |