A Murtosa celebra a 29 de outubro os 92 anos sobre o decreto emancipador, assinado pelo Almirante Jaime Afreixo, então Ministro Interino do Interior, que criou o Concelho da Murtosa.
Para celebrar a data, a Câmara Municipal da Murtosa preparou um programa comemorativo que realça a importância do acontecimento.
Assim, no dia 26 de outubro, sexta-feira, pelas 21H00, no Salão Nobre dos Paços do Município, o conhecido médico Diamantino Matos apresentará a terceira parte do seu trabalho denominado “As Varinas dos Pregões”.
No sábado, dia 27 de outubro, pelas 16H00, na Oficina de Artes, será feito o lançamento de reedição da obra “O Homem que Morreu 4 vezes”, que narra, na primeira pessoa, o extraordinário percurso de vida de Thomaz Vieira, nascido na Murtosa.
A apresentação estará a cargo do professor António Abreu Freire e contará com a presença musical de Geraldo Amâncio e de Guilherme Nobre, repentistas brasileiros;
À noite, no Centro Recreativo Murtoense, pelas 21H30, o Grupo de Teatro do Coro de Santa Maria da Murtosa leva à cena a sua peça “A Desfolhada”;
No domingo, dia 28, pelas 15H30, o Grupo de Teatro do Coro de Santa Maria da Murtosa promove uma nova apresentação da “Desfolhada”, desta feita na Casa-Museu Custódio Prato, no Bunheiro, sendo esta sessão especialmente dedicada aos idosos das instituições Murtoseiras.
Na segunda-feira, dia 29 de outubro, o programa comemorativo inicia-se, às 9H30, com a habitual cerimónia do hastear das bandeiras, junto à Câmara Municipal, seguido de romagem ao monumento ao Almirante Jaime Afreixo, no centro da vila, onde será feita a deposição de uma coroa de flores.
Às 10H00, no salão nobre dos Paços do Município, terá a lugar a sessão de apresentação do segundo volume da História do Concelho da Murtosa, um projeto coordenado por Marco Pereira.
Pelas 17H30, no Centro Escolar da Saldida, será inaugurada oficialmente a sala de Snoezelen daquele equipamento escolar.
À noite, pelas 21H30, o salão nobre dos Paços do Município da Murtosa acolherá uma sessão onde serão feitas distinções honoríficas a conjunto de personalidades murtoseiras.
Serão, igualmente, distinguidos os melhores alunos do Agrupamento de Escolas da Murtosa e feita a entrega dos diplomas aos finalistas do 12º do ano letivo 2017/2018.
Diário de Aveiro |