"NOS PRÓXIMOS TRÊS ANOS VAMOS TER A CIDADE COMO LABORATÓRIO DE OPERAÇÕES" - RIBAU ESTEVES.

Desfeito o segredo sobre o anunciado investimento que Aveiro teria garantido e que Ribau Esteves se preparava para anunciar na abertura do techdays.

A Comissão anunciou, esta quarta, as cidades vencedoras do 3.º convite à apresentação de propostas no âmbito das Ações Urbanas Inovadoras, entre as quais Aveiro com o projeto AVEIRO STEAMCity no domínio do emprego e competências na economia local.

O projeto ajudará a preparar a comunidade local para a nova revolução tecnológica associada à 5G com um observatório laboral para aumentar a resposta educativa e em termos de qualificações.

Para esse fim o Município garante cerca de 5 milhões de euros.

O programa tem uma dotação de 92 milhões de euros ao abrigo do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional financiará soluções inovadoras para desafios urbanos como a qualidade do ar, as alterações climáticas, a habitação, o emprego e as competências na economia local.

A Comissão lança hoje também o 4.º convite à apresentação de propostas no âmbito das Ações Urbanas Inovadoras.

São agora disponibilizados 100 milhões de euros para o financiamento de projetos inovadores destinados a proteger e reduzir a vulnerabilidade dos espaços públicos, tal como anunciado no plano de ação de 2017, no âmbito da Agenda Europeia para a Segurança.

Serão igualmente financiados projetos digitais, ambientais e de inclusão.

O autarca tem procurado fazer sentir que os próximos anos serão de investimento em tecnologia, no conceito smart city, mas com "utilidade" para os cidadãos e não apenas por questões de marketing (com áudio).


Diário de Aveiro


Portal d'Aveiro - www.aveiro.co.pt