A Associação Escolíadas promove 5.ª edição do Escolíadas Júnior.
Evento que pretende promover a inclusão das Artes na Educação no 1.º Ciclo e despertar o interesse das crianças pelas expressões artísticas.
O projeto vai ser desenvolvido ao longo do 1.º período letivo no Agrupamento de Escolas da Mealhada e culmina na apresentação de seis espetáculos de música, teatro e dança em dezembro, no CineTeatro Messias, com a participação de mais de 650 crianças.
As atividades decorrem no tempo letivo dedicado à Área de Expressões, contando com o papel fulcral do professor titular no desenrolar do projeto, acompanhando e participando em todos os momentos de trabalho dos alunos.
Ao longo do processo, as crianças dão os primeiros passos na Expressão Dramática e no Teatro, passando pela experiência do processo criativo até ao produto final.
Ao longo de todo o processo criativo, a Associação Escolíadas e profissionais das mais diversas áreas – como teatro, estudos artísticos, dança e música - garantem o apoio e preparação das crianças.
O resultado do trabalho desenvolvido ao longo deste trimestre vai ser exibido a toda a comunidade no Cineteatro Messias, nos dias 8 e 9 de dezembro.
O tema escolhido, “Era uma vez o Espaço”, tem um enfoque no imaginário infantil e desenvolve as ideias da importância de cuidar de si, do próximo e do mundo à nossa volta, ao mesmo tempo que aborda algumas matérias lecionadas na escola.
De acordo com Mariana Sá, diretora artística da Associação Escolíadas, pretende-se promover “a importância do ensino das Artes nas escolas e a promoção de estímulos culturais nos alunos” dos concelhos envolvidos.
Diário de Aveiro |