“Em Ílhavo acontece à sexta” dedica a conversa de hoje a Nossa Senhora dos Navegantes.
Fernando Martins, Olinto Ravara e Alfredo Ferreira da Silva juntam-se, às 19h, para uma reflexão em torno da protetora dos homens do mar e da ria.
Final de tarde na capela instalada no forte da Barra no fim de semana em que se celebram os festejos em honra de Nossa Senhora dos Navegantes.
O administrador do Porto de Aveiro, o diretor do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré e um historiador falam sobre esta tradição das gentes do mar.
A tradicional festa com procissão na ria e celebração religiosa no Forte da Barra está agendada para este fim de semana.
Este sábado com a animação musical de Magma a partir das 22h e no domingo com procissão náutica às 14h entre o Porto Bacalhoeiro (cais de embarque nº 3) até à Capela de Nossa Senhora dos Navegantes no Forte da Barra.
Mantendo a tradição, há um encontro simbólico ao largo de São Jacinto com Nossa Senhora das Areias.
A Eucaristia na Capela da Nossa Senhora dos Navegantes (Forte da Barra) está marcada para as 16h30 seguindo-se o concerto da Banda Filarmónica Gafanhense e o Festival de Folclore do Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré.
Esta é considerada uma das mais emblemáticas celebrações religiosas municipais lançada em na década de 70 pelas mãos do Padre Miguel Lencastre.
Diário de Aveiro |