O Festival do Bacalhau anuncia uma programação diária com animação logo pela manhã e atividades que se prolongam pelo dia e que se estendem pela noite.
Os cinco dias do festival, de 8 a 12 de agosto, no Jardim Oudinot (na Gafanha da Nazaré), ficam marcados pela cerimónia de abertura, às 17h30, junto ao Navio-Museu Santo André.
Logo pela manhã começam as aulas de fitness e de relaxamento, bem como atividades náuticas, como canoagem, stand up paddle, wakeboard, entre outras.
Durante todo o dia, a animação está no Cais Ria, com diversas oficinas, ateliês de papagaios, os Jogos do Hélder, circo contemporâneo e artes de rua, como os já conhecidos do público Agostinho e Felicidade.
O Navio-Museu Santo André regista bilhética a preço especial (€1,00) e há visitas guiadas em várias línguas. Além disso, durante o Festival 2018, a visita/performance “Mulher em terra, homem no Mar” permite conhecer o Navio-Museu sob uma perspetiva diferente.
No Pavilhão Terra e Mar há inúmeros showcookings, degustações, uma mostra de artesanato e é possível adquirir bacalhau e todos os seus derivados.
A Corrida Mais Louca da Ria, na tarde de sábado; a 5.ª edição da Mini Maratona do Museu Marítimo de Ílhavo, no sábado à noite; e a Volta ao Cais em Pasteleira, (este ano dinamizada pela associação Quinto Palco), no domingo à tarde, são momentos imperdíveis no Festival.
As noites são aquecidas pelos concertos de grandes nomes da música portuguesa com The Black Mamba, HMB, Os Quinta do Bill com a Banda dos BV de Ílhavo, Bonga e um Tributo a Carlos Paião no encerramento da festa.
No Pavilhão Terra e Mar, no Festival do Bacalhau, alguns dos melhores chefs do país revelam os seus segredos de cozinha em showcookings em que o bacalhau é sempre o prato principal.
Empresas e marcas de prestígio associam-se ao evento. A Teka leva ao Festival Cátia Goarmon (ou Tia Cátia), na quarta-feira, e Miguel Gameiro, no domingo.
Os showcookings Intermarché terão a presença de Daniel Cardoso, na quinta-feira, e de Lígia Santos, no sábado.
Sexta-feira, dia de Granville-Normandia (França, país convidado) no Festival, a cozinha será de Jean-François Perrin.
Patrícia Borges apresentará duas receitas – na quinta-feira, com o showcooking “Gastronomia de Bordo”, e no sábado, representado a Docapesca. Leandro Mota, na sexta-feira, apresentará o showcooking da Sal Tal Qual/Algaplus e, no domingo, é a vez de Ricardo Marques, com a Horta da Ria.
De quinta a domingo, às 18h30, Paulo Paiva e Udine Peixe preparam receitas de bacalhau ao gosto das crianças, em que não prescindem da ajuda dos pequenos chefs.
De quinta a sábado, sempre às 14h00, a Delta mostra como é possível desdobrar o café em inúmeras receitas.
Além dos concertos no palco principal há espetáculos mais intimistas. Às 23h30, de quinta a sábado (9,10 e 11 de agosto), começam as Noites no Porão, três concertos intimistas no porão de salga do Navio-Museu Santo André.
Na quinta-feira, os Krash Volts misturam ritmos tão diversos, como o jazz, o drum’n’bass, a world music, a IDM ou a electrónica. Na sexta-feira, os Torcido trazem uma dança em tom de filme-concerto, que tanto mete percussão, como melodia vocal. No sábado, o quarteto instrumental Palankalama associa a escola do jazz à energia do rock.
Em todas as Noites no Porão há serviço de bar proporcionado pela Rota da Bairrada e Pão de Vale de Ílhavo. Os bilhetes (€3,00) encontram-se disponíveis no Navio-Museu Santo André, no Museu Marítimo de Ílhavo e na Bilheteira Online (ilhavo.bol.pt).
Não muito longe dali, no Cais Ria, de quarta a sábado, há um DJ Set por noite, a partir da meia noite: Ricardo Beja na quarta; Diskotec na quinta; FeedBack & Oliveira na sexta; e Le cirque du Freak no sábado.
Diário de Aveiro |