A Associação de Amigos da Nª. Sr.ª do Pranto de Cimo de Vila, Ílhavo, já trabalha na festa da padroeira.
Trata-se de uma associação fundada em Março de 2016, constituída por particulares com o objetivo de “manter e divulgar as tradições e a história das festividades” em torno da Nª. Sr.ª. do Pranto, cuja Capela se situa em Cimo de Vila e, segundo historiadores, existe desde o séc. XVII.
O actual elenco directivo foi eleito este ano devido à demissão da anterior direcção e tem desenvolvido já várias iniciativas de índole popular como a noite de fados que teve casa cheia, o festival da sardinha que durante 2 dias teve a presença de muitas centenas de pessoas e a edição de Pagelas "Gentes da nossa Terra" que já vai na 13ª.
Recentemente foram mandados reparar, numa fábrica em Braga, os dois sinos da capela já que não estavam em condições de segurança devido à madeira e às ferragens exigirem substituição.
Curiosamente e após limpeza dos mesmos estão agora visíveis as datas de 1866 da fundição de Cantanhede de Joaquim Dias Sorrilha de Campos e de 1939 da Fundição Sinos Nova Lusitânia de Ermesinde .
Outra iniciativa confirmada foi a recuperação do Arco Alegórico, peça centenária e que representa o principal ícone das gentes de Cimo de Vila e da festa de 15 de Agosto e que foi erguido este fim de semana.
texto e foto: Carlos Duarte
Diário de Aveiro |