23 Milhas lança programa dos próximos meses com regresso do ciclo Cais à Noite e prolongamento do Festim.
“The Poppers”, “Paraguaii”, “Cachupa Psicadélica” e “X-Wife” assumem quatro sextas-feiras de “Cais à Noite”. “Do Mundo Para Ílhavo” prolonga o Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo e transforma o Jardim Henriqueta Maia num centro de trocas culturais.
A conceituada coreógrafa belga Isabelle Beernaert, em residência artística no Cais Criativo da Costa Nova, promove uma masterclass para estudantes e profissionais. Estes são alguns dos destaques para os próximos três meses em Ílhavo.
Julho arranca com o inovador concerto de Paulo Bastos, “Raízes no Ar” (5 de julho), em que o público é convidado a interagir com o artista em palco através do smartphone.
Segue-se um fim-de-semana “Do Mundo para Ílhavo”, a 6 e 7 de julho, no Jardim Henriqueta Maia. “Pascualla Llabaca” e “Orchestre Poly-Rythmo” são os nomes da 10.ª edição do Festim, o festival que aposta na cultura em rede.
Este ano, além dos concertos do Festim, há mais propostas durante os dois dias e durante todo o dia, com o concerto de “Senza”, na Casa da Cultura de Ílhavo, e com a ativação do Jardim Henriqueta Maia onde várias associações do mundo, sediadas na região, dão a conhecer os elementos dos países que representam.
Além disso, as noites de verão terminam com os DJs de música do mundo “Colorau Som Sistema” e “Local View”, que garantem que a vida no jardim se prolonga.
Ainda em julho, o Cais à Noite está de regresso ao Cais Criativo da Costa Nova. Na segunda edição deste ciclo, que assume três sextas-feiras de julho e uma de agosto, “The Poppers”, “Paraguaii”, “Cachupa Psicadélica” e “X-Wife” são cabeça de cartaz e a “Faina” (Intense Electronic Experience) convida os DJs Fragoso, Her Joys, Lazer Mike e Whitenoise para fechar a noite no Cais.
Destaque para a residência da belga Isabelle Beernaert, que estará no Cais Criativo da Costa Nova, até setembro, no processo do seu novo espetáculo “Le Temps perdu”.
A coreógrafa, conceituada na Holanda e Bélgica, tem um currículo invejável que vai desde os vários espetáculos premiados em nome próprio a ser uma das coreógrafas dos programas “Achas que sabes dançar” holandês, ucraniano e belga.
No dia 15 de setembro, Beernaert partilha o processo de criação do seu novo espetáculo e também a experiência de anos de carreira numa masterclass para estudantes e profissionais, na Casa da Cultura de Ílhavo.
Também em setembro, no dia 8, a Casa da Cultura de Ílhavo acolhe o espetáculo da Orquestra XXI, um projeto que reúne jovens músicos portugueses residentes e artistas no ativo no estrangeiro.
Ao longo dos próximos três meses, nota ainda para o Marolas (13 - 29 de julho), o Festival do Bacalhau (9 - 12 de agosto), espetáculos de programação regular, residências artísticas, exposições, espetáculos para os mais novos, “Cinanima Junior”, “Olhar Por Dentro” e formações.
Diário de Aveiro |