A Junta da Gafanha da Nazaré acolheu uma palestra subordinada ao tema “Biodiversidade e o Futuro do Planeta” e a presença de público acabou por confirmar que há interesse e consciência nos temas da sustentabilidade ambiental.
Uma centena de pessoa num “despertar de consciências para consciências que já deveriam estar a cumprir muitas das exigências necessárias para a sobrevivência e sustentabilidade”, refere a Junta de Freguesia.
Jorge Paiva, Doutorado em Recursos Naturais e Meio Ambiente, pela Universidade de Vigo e Investigador no Departamento de Botânica da Universidade de Coimbra, falou sobre Biodiversidade e a humanidade; Ana Milhazes, Socióloga e autora do blogue “Ana Go Slowly” e Embaixadora do movimento “Lixo Zero Portugal”, assume que objetivo é “Produzir Lixo 0”.
Fernando Paiva “Joca”, Fundador do movimento “Não Lixes”, em 2013, tem como objetivo “promover práticas ecológicas que salvaguardem a preservação do Ambiente”.
Após hora e meia de abordagem aos temas mais relevantes para a sustentabilidade do Planeta, documentados cientificamente, com exemplos positivos mas também com referências ao que não se deve fazer, os especialistas acentuaram a necessidade de mudar.
“Continuando com estas práticas, corremos o risco da irreversibilidade da saúde da Terra, assumindo inevitavelmente as consequências dos nossos comportamentos. Temos muito a mudar…”
A Gafanha da Nazaré assume a meta de ser “Eco Freguesia XXI” em 2019.
Diário de Aveiro |